19.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de abril, 2024
spot_img

MS receberá equipe que monitora safras de grãos em todo país

Publicado em 02/06/2018 16h40

MS receberá equipe que monitora safras de grãos em todo país

Rally da Safra promoverá expedições em 500 municípios brasileiros

Correio do Estado

O levantamento nacional que monitora a produtividade das safras de grãos do país chega nesta segunda-feira (4), em Campo Grande. Trata-se do Rally da Safra 2018, que pela 15ª edição realizará expedições em 500 municípios de 13 estados produtores.

Em Mato Grosso do Sul, o grupo visitará os municípios da região sul e sudoeste do Mato Grosso do Sul, para avaliar lavouras de milho safrinha com meta de concluir os trabalhos até dia 8 de junho.

A organização do evento é feita pela empresa Agroconsult, consultoria especializada no setor agrícola e que reduziu a estimativa da produção do cereal (milho) para 55 milhões de toneladas, conforme dados da segunda quinzena de maio.

Entre os motivos estão os ajustes nas produtividades do Sul do Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná, regiões tradicionais de safrinha, onde as lavouras sofreram mais com a seca em abril e maio.

COMPARATIVO

Em comparação com a temporada passada, a queda na produção é de quase 20%. A área plantada total no país soma 11,8 milhões de hectares, conforme a estimativa, com queda de 2% em comparação à safra passada.

Segundo o coordenador do Rally, André Debastiani, sócio analista da Agroconsult, a região mais afetada pela estiagem foi o Norte do Paraná, que registrou ainda plantio mais tardio e abandono de áreas.

No Sul do Mato Grosso do Sul, as condições climáticas foram semelhantes às registradas no norte paranaense, provocando perda de potencial produtivo. O trabalho em campo da Equipe 12 permitirá um levantamento mais preciso da produtividade média e do abandono das áreas prejudicadas pela seca.

Em Dourados/MS, será realizado na terça-feira, dia 05, um evento técnico regional voltado a produtores e profissionais do setor. No encontro, será traçado o cenário dos mercados de soja a partir dos resultados colhidos em campo pelos técnicos do Rally e as perspectivas de milho safrinha.

Na oportunidade, será apresentado ainda, o trabalho da expedição entre os meses de janeiro e março, que permitiu confirmar novo recorde de soja, tanto de produtividade como de produção.”Será um momento de debate, construção de conhecimento e de retribuirmos aos produtores toda a informação coletada em campo, além de uma oportunidade de reuni-los para troca de informações e interação com os técnicos das empresas patrocinadoras”, afirma Debastiani.

Levantamento auxilia na análise das principais lavouras de grãos brasileiras - Foto: Alécio Cezar/Agroconsult

Fale com a Redação