21.8 C
Campo Grande
terça-feira, 23 de abril, 2024
spot_img

Chuvas colocam 11 bairros e 8 vias em alerta contra enchentes

Publicado em 21/12/2017 08h15

Chuvas colocam 11 bairros e 8 vias em alerta contra enchentes

Defesa Civil monitora com frequência os locais onde mais ocorrem inundações

Iniciado o período de chuvas do verão campo-grandense, a Defesa Civil municipal entrou em alerta para o problema de enchentes em vias e bairros da Capital que ainda sofrem com a falta de drenagem adequada ou mesmo com a cheia dos 14 córregos que cruzam a cidade. Ao todo, 11 bairros e oito avenidas são monitorados por serem onde esses eventos mais ocorrem.

Relatório da Defesa Civil repassado ao Correio do Estado aponta dez bairros com constante fiscalização pelo órgão em períodos chuvosos: Jóquei Clube, Moreninhas, Otávio Pécora, Santo Antônio, Vila Popular, Nova Bahia, Cabreúva, Tiradentes, Chácara dos Poderes, Jardim Noroeste e Rita Vieira.

Todos eles, segundo os estudos, são os que mais apresentam riscos de alagamentos. Os motivos são diversos. Desde o fato de serem vizinhos de alguns dos córregos, pela pouca impermeabilidade das regiões até por estarem em locais geograficamente baixos, onde a água costuma se represar ao “descer” dos bairros mais altos.

A fiscalização também se mantém em alerta a algumas vias da Capital que costumam apresentar transbordamento dos córregos que as margeiam: avenidas Rachid Neder, Fernando Corrêa da Costa, Afonso Pena, Via Park, Ricardo Brandão, Duque de Caxias, Ernesto Geisel e Interlagos.

Uma das avenidas que mais apresentam problemas é a Ernesto Geisel, com pontos de alagamento nos cruzamentos com as avenidas Mascarenhas de Moraes, Rachid Neder e Euler de Azevedo. Desmoronamento das margens também ocorre na altura do Rio Anhanduí.

O relatório destaca também atenção ao Terminal Nova Bahia, construído abaixo do nível da rua, onde costumeiramente a água acaba represando.

Correio do Estado

Chuvas colocam 11 bairros e 8 vias em alerta contra enchentes

Fale com a Redação