21.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março, 2024
spot_img

Estátua do poeta Manoel de Barros será instalada no canteiro da Afonso Pena

Publicado em 01/09/2017 15h20

Estátua do poeta Manoel de Barros será instalada no canteiro da Afonso Pena

A estátua ficara no canteiro da Afonso Pena entre a Treze de Maio e a Rui Barbosa

Da redação

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), durante agenda pública na manhã desta sexta-feira (1º), afirmou que a estátua do poeta Manoel de Barros vai ser fixada no canteiro da Afonso Pena entre a Treze de Maio e a Rui Barbosa, mesmo com recomendação contrária do (Ministério Público Estadual (MPE).

No último dia 21 de agosto, a 26ª Promotoria de Justiça expediu uma recomendação ao executivo municipal para não instalar a estátua no cartão postal da capital sul-mato-grossense.De acordo com a promotora Luz Marina Borges Maciel Pinheiro, a recomendação foi baseada no parecer negativo do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS), do dia 18 de agosto deste ano, em que manifestou-se contrário à instalação da estátua de Manoel de Barros no local escolhido por ser um “sítio histórico militar”.

Além disso, o canteiro central da avenida Afonso Pena foi tombado patrimônio histórico e cultural – com trânsito em julgado, proferida pela 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos – e nenhuma intervenção pode ser realizada sem o respaldo de dois pareceres técnicos emitidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e pelo IHGMS, órgãos de defesa do patrimônio histórico e cultural.

A recomendação também orientou o município a providenciar a substituição da vegetação “jasmim manga”, plantada ao lado do monumento aos heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB), o plantio de árvores do cerrado que caíram com o tempo e retirar a base de concreto construída no canteiro, que serviria como base de apoio para a fixação da estátua.

O Prefeito Marcos Trad afirmou hoje (1º) que o local está pronto para receber a estátua, e que o expediente encaminhado pelo MPE é uma recomendação e não uma determinação.

“A recomendação é confusa, ela não é conclusiva, diz que talvez ali não poderia, mas em outro local da avenida poderia. Acontece que toda Avenida está na mesma situação jurídica daquele local. Ora, se pode em outro local por que não pode ali?”, questionou o prefeito.

Marquinhos contou que, mesmo com parecer contrário, o IHGMS acabou aceitando que a estátua seja colocada naquele ponto. “Vai ser bom até para o Exército. Para os hotéis”, finalizou.

A OBRA

A obra do artista plástico campo-grandense Ique Woitschach foi encomendada pelo governo do estado ao custo de R$ 232 mil, para marcar o centenário de nascimento do poeta e os 40 anos de criação de Mato Grosso do Sul, a ser comemorada no dia 11 de outubro.

Estátua do poeta Manoel de Barros será instalada no canteiro da Afonso Pena

Fale com a Redação