22.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de abril, 2024
spot_img

Médicos da Santa Casa confirmam greve a partir de terça

Publicado em 12/06/2017 18h56

Médicos da Santa Casa confirmam greve a partir de terça

Hospital afirma que depositou salários, mas dinheiro não caiu

Correio do Estado

Greve dos médicos da Santa Casa, maior hospital de Mato Grosso do Sul, está prevista para começar amanhã a partir das 7h, e deve acontecer por tempo indeterminado.

A categoria alega que os salários estão atrasados e situação semelhante ocorre desde o início do ano. “Há meses os pagamentos a todas as categorias são feitos com atrasos, tanto os que são funcionários contratados quanto os terceirizados”, afirma o vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul (Sinmed-MS), Marcelo Santana Silveira.

A Santa Casa afirmou ter sido comunicada sobre a greve na semana passada, mas pensou que a mesma não iria ocorrer, haja vista que alega ter feito o pagamento dos salários na sexta-feria (9). O dinheiro seria compensado nesta semana, o que até às 17h50 de hoje não tinha acontecido.

Mesmo assim, o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT/MS) pediu julgamento imediato da causa envolvendo a regularização do pagamento dos salários devidos a todos os trabalhadores do hospital, além dos médicos.

Na ação protocolada junto à 3ª Vara do Trabalho, o procurador Paulo Douglas de Moraes afirma que a medida é necessária para evitar a paralisação dos serviços de saúde no hospital, prevista para esta terça-feira (13).

No requerimento, o procurador afirma que 70% dos atendimentos ambulatoriais e das cirurgias eletivas são realizados por médicos autônomos e celetistas, bem como 30% dos atendimentos de urgência e emergência.

O MPT-MS considera legítimo o movimento grevista, mas teme que a decretação de ponto facultativo nos dias 12 e 14 de junho nas Unidades da Justiça do Trabalho de Campo Grande, Corumbá e Jardim possa adiar a solução do conflito e concorrer para prejuízos irreversíveis, podendo chegar ao ponto de a população de Campo Grande ficar sem atendimento.

Ele foi à Justiça do Trabalho hoje à tarde para tentar garantir liminar, mas até a publicação desta matéria não havia decisão.

Médicos da Santa Casa confirmam greve a partir de terça

Fale com a Redação