18.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Pacientes aprovam e elogiam acolhimento implantado nas unidades 24 horas

Publicado em 26/05/2017 09h15

Pacientes aprovam e elogiam acolhimento implantado nas unidades 24 horas

PMCG

Implantado há menos de um mês em quatro unidades de saúde 24 horas do município, o projeto “Fale Comigo” tem auxiliado pacientes que necessitam de um atendimento mais humanizado. O trabalho dos agentes acolhedores, inclusive, tem sido visto com bons olhos pelos pacientes.

“Faz muito tempo que eu não vinha aqui no posto e achei maravilhoso o atendimento destes meninos. Eu cheguei aqui e logo eles vieram me perguntar o que eu estava precisando, se eu estava passando mal ou precisava de atendimento. Eles são muito atenciosos”, relatou a aposentada Sebastiana Rosa de Oliveiras, 76 anos.

Ela faz questão de ressaltar que desta vez foi até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Coronel Antonino para acompanhar o marido que estava com principio de alergia.

“Eu expliquei pra eles o que estava acontecendo e logo eles encaminharam a gente pra recepção. O atendimento foi rápido e meu marido medicado. Não ficamos nem duas horas na unidade”, declarou.

O aposentado Jonáto Pereira, 68 anos, também elogiou o atendimento recebido na unidade e disse que o tratamento dado aos pacientes ajuda, inclusive, a fazer o tempo de espera passar mais rápido.

“Eu cheguei aqui e fui atendido por eles. Os meninos ficaram conversando comigo e eu nem vi o tempo passar. O médico me chamou, passei pela consulta e estou indo já pra casa. Graças a Deus não era nada demais e já peguei o remédio aqui mesmo pra tratar”, contou.

O projeto de acolhimento Fale Comigo, desenvolvido entre uma parceria da Secretaria de Saúde (SESAU), por meio da Ouvidoria do SUS, e Ouvidoria Geral do Município, funciona 24 horas nas UPAs Coronel Antonino, Vila Almeida, Universitário e Leblon. Ao todo são 16 colaboradores, distribuídos nas unidades entre às 6 e às 18 horas.

O objetivo do projeto é oferecer informações, tirar dúvidas, encaminhar os usuários acolhidos para as salas de atendimento e solucionar a demanda. Os profissionais não substituem a triagem realizada pelos enfermeiros e o atendimento médico nas unidades, mas oferecem ao paciente esclarecimento quanto ao fluxo dos procedimentos.

Os colaboradores escalados para o acolhimento já trabalham nos serviços administrativos das unidades ou na própria Sesau. Eles receberam uma capacitação sobre quais são as atribuições principais e como deve ser a abordagem ao paciente.

O projeto deve atender as demais unidades em breve, contudo passará por avaliações para ajustar e melhorar os procedimentos e a abordagem adotada.

Pacientes aprovam e elogiam acolhimento implantado nas unidades 24 horas

A dona Sebastiana elogiou o trabalho de acolhimento. (Foto: Assessoria/SESAU)

O sr. Jonató disse que o acolhimento até ajudou o tempo passar mais rápido. (Foto: Assessoria/ Sesau)

Fale com a Redação