17.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Prefeitura faz ações de manejo em árvores do canteiro central da Afonso Pena

Publicado em 10/10/2017 07h20

Prefeitura faz ações de manejo em árvores do canteiro central da Afonso Pena

São 43 espécies que necessitavam de algum tipo de intervenção

Da redação

A prefeitura de Campo Grande realiza ações de manejo e tratamento fitossanitário das árvores do canteiro central da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, que envolve podas, remoção de galhos, plantio e controle de pragas. Ainda algunmas plantas estão recebendo técnica de recuperação.

As equipes da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) estão à frente do trabalho, com o apoio da Energisa. O serviço, para evitar causar transtornos ao trânsito, é feito após às 20h e com o acompanhamento técnico de agentes da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

Atualmente, as árvores do canteiro próximas ao cruzamento com a Rua Padre João Crippa estão passando pelo procedimento. No local, os técnicos avaliaram que as raízes das plantas já teriam se fixado no solo, não havendo mais a necessidade de escorar ao redor.

No total, foram avaliadas 43 espécies que necessitavam de algum tipo de intervenção, dessas, 19 estavam localizadas na Avenida Mato Grosso – entre a Rua Pedro Celestino e Calógeras -, onde o trabalho já foi finalizado. Outras 23 estão no canteiro da Avenida Afonso Pena – entre a Rua José Antônio e Avenida Calógeras, além de uma na Praça do Rádio.

Para a eficácia do tratamento, foi escolhido o Óleo de Neem, que será aplicado em duas etapas, com intervalos de 15 dias e no período noturno, visando o ataque direto aos insetos que prejudicam as árvores.

“Entendermos a importância desse serviço, uma vez que são árvores consideradas centenárias, de relevância histórica e cultural para a cidade e que necessitam de um cuidado maior, além de estarem localizadas em vias de grande fluxo”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, José Marcos da Fonseca.

Equipes da Semadur realizam o trabalho na principal avenida da Capital (Foto: Divulgação/PMCG)

Fale com a Redação