23.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março, 2024
spot_img

Reajuste do IPTU 2018 na Capital será inferior 3%, diz secretário

Publicado em 24/10/2017 12h25

Reajuste do IPTU 2018 na Capital será inferior 3%, diz secretário

Afirmou na manhã desta terça (24) o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Marcos da Fonseca.

Da redação

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Marcos da Fonseca, disse nesta terça-feira, 24, durante evento na Central de Atendimento ao Cidadão, o reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 2018 não ficará acima da inflação, ou seja, não será superior a 3%. Segundo o secretário, é uma determinação do prefeito Marquinhos Trad (PSD).

“Por determinação do prefeito não haverá reajuste acima da inflação, e vamos fazer toda a parte de verificação da planta de valores, porque faremos apenas correções pontuais de distorções”, assegurou o secretário.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), acumulado de outubro de 2016 a outubro de 2017, será usado para o cálculo do aumento.

A variação acumulada no índice nos últimos doze meses é de 2,56% até setembro. Como o valor levará em conta o mês de outubro, o secretário prevê o reajuste em no máximo 3%.

Além do reajuste, é possível que o imposto sofra outras alterações. Segundo o secretário, desde o início do ano é realizado um estudo para corrigir distorções na planta de valores do IPTU.

“Imagine duas casas iguais, uma do lado da outra, mas com preços diferentes. São essas diferenças que vamos corrigir. Trata-se de justiça social”, observa.

O estudo conta com aerolevantamento e fotomosaico. A expectativa é de que o resultado seja divulgado até o fim deste mês. Até o momento não há informações detalhadas sobre como a correção será aplicada.

Reajuste do IPTU 2018 na Capital será inferior 3%, diz secretário

Fale com a Redação