21.8 C
Campo Grande
terça-feira, 23 de abril, 2024
spot_img

Santa Casa realiza eleição do novo Conselho de Administração e Diretoria nesta segunda

Publicado em 13/11/2017 07h06

Santa Casa realiza eleição do novo Conselho de Administração e Diretoria nesta segunda

Liminar concedida neste sábado (11) determina urnas separadas e suspende a apuração de votos na eleição

Da redação

Associação Beneficente de Campo Grande (Santa Casa) realiza nesta segunda-feira (13), eleição do novo Conselho de Administração e Diretoria. Devem ser preenchidas nove vagas no Conselho de Administração e eleger nova diretoria da instituição para biênio 2018/2019.

Uma liminar concedida neste sábado (11) pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS), em caráter de plantão, determina urnas separadas e suspende a apuração de votos na eleição. A decisão atendeu pedido de integrante da chapa Gestão Sustentável e de Transparência, Mario Antonio Cavinatto de Mello, em função de irregularidades apontadas no processo. O autor relatou que recebeu uma listagem no dia 1º de novembro, com nome de 126 associados, com a indicação dos nomes adimplentes e aptos a votar.

No entanto, no dia 9 de novembro, nova lista foi disponbilizada contendo 131 nomes e no final do mesmo dia, outro documento constando 172 associados. Foram 46 nomes acrescentados desde a primeira apresentação, o que no entendimento do reclamante fere a transparência do processo eleitoral, pois, não concedeu tempo hábil para que a equipe apresentasse sua proposta de trabalho para 36% dos eleitores habilitados a participar da votação.

Em razão das denúncias feitas pela chapa concorrente a atual diretoria, comandada pelo atual presidente, Esacheu Nascimento, o juiz responsável pela decisão, Thiago Nagasawa Tanaka, aprovou que a votação seja realizada sob concessão da tutela provisória de urgência, utilizando-se duas urnas separadas.

A primeira acondicionará os votos dos associados constantes na lista de 1º de novembro e outra, para os nomes incluídos na data posterior (9 de novembro). Além disso, a apuração das urnas também deve acontecer separadamente, constando a totalização dos votos individualizados para cada urna.

Eleição –Com repasse mensal de R$ 20,3 milhões do SUS (Sistema Único de Saúde), a nova diretoria da Santa Casa é definidade depois da renovação de nove dos 18 conselheiros da entidade, responsáveis por indicar o próximo presidente para o biênio 2018/2019.

Integrantes da Chapa 2, intitulada Centenário da Santa Casa, estão alinhados com a reeleição do advogado e ex-promotor Esacheu Nascimento no comando da entidade.

São candidatos as nove vagas de conselheiro Alcides dos Santos, Antônio Moraes Ribeiro Neto, Carlos Ricartes de Oliveira, Cesar Quintas Guimarães, Gracita Hortência dos Santos Barbosa, Ivan Araújo Brandão, Marcos Alceu da Silva Villalba, Oscar Augusto ViannaStuhrk e Tiago Souza Campos e Martins. O mandato, se eleitos, é de dois anos.

A Chapa 1, denominda Gestão Sustentável e de Transparência, busca por sua vez elevar ao comando do hospital o economista Alfredo Sulzer, que já ocupou a vice-presidência.

Sua base é composta por Antônio Carlos Mantero Espíndola, Antônio Urban Filho, Gete Ottaño da Rosa, Hélio Gustavo Bautz Dallacqua, Mário Antônio Cavinatto de Mello, Márcio Sorge Macedo, Nelson Pinato, Ricardo Augusto Bacha e Valdir Osvaldo Junior.

Santa Casa realiza eleição do novo Conselho de Administração e Diretoria nesta segunda

Fale com a Redação