Publicado em 13/08/2017 07h21

Dia dos Pais! Qual a origem desta comemoração?


Daniele Vilela

Menino prepara o seu presente do Dia dos Pais. ALFREDO ARIAS Menino prepara o seu presente do Dia dos Pais. ALFREDO ARIAS

Mais um domingo chegando... Mas este não é um simples domingo! É um domingo mais que especial: Dia dos Pais.

Mas você sabe como surgiu a "comemoração" do Dia dos Pais? Conta-se que tudo começou com uma história nos Estados Unidos. Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da Guerra Civil John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. Queria mostrar a seu pai que tinha orgulho de sua superação, pois ele havia perdido a esposa em 1898, que faleceu ao dar à luz o sexto filho. John criou os filhos sozinho, com carinho e responsabilidade. Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa do pai por tê-lo visto superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém.

Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada no Estado de Washington, Estados Unidos. Também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O Primeiro Dia dos Pais norte-americano então foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário de Dodd. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo as vermelhas dedicadas aos pais vivos, e as brancas aos falecidos.

Em 1924, o presidente Calvin Coolidge apoiou a ideia nacionalmente, mas foi somente em 1966 que o então presidente Lyndon Johnson oficializou o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais nos Estados Unidos.

Já no Brasil, a ideia de comemorar a data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, data que coincidiu com o "Dia de São Joaquim", patriarca da família. Desde então, oficializou-se homenagear os pais no segundo domingo de agosto.

Então, neste próximo domingo, aproveite para homenagear seu pai e desejar-lhe "Feliz Dia dos Pais".

"É um homem sábio o que conhece a seu próprio filho.

Mas um filho é mais sábio ainda, ao amar verdadeiramente seu pai".

Autor desconhecido.

Daniele Vilela Leite é Orientadora Educacional na empresa Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br); Formada em Serviço Social pela Univap, com grande experiência em trabalhos relacionados à Educação. Contato: daniele.leite@vitaebrasil.com.br.

Envie seu Comentário