27.2 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

ANS anuncia novos procedimentos que planos de saúde deverão cobrir

Publicado em 07/11/2017 19h30

ANS anuncia novos procedimentos que planos de saúde deverão cobrir

Serão acrescentados 18 procedimentos à lista obrigatória a partir de janeiro de 2018. Medicamento para tratamento de esclerose múltipla integrará a lista pela primeira vez.

G1

Agência Nacional de Saúde (ANS) divulgou nesta terça-feira (7) uma nova lista de procedimentos que deverão ter cobertura obrigatória pelos planos de saúde a partir de janeiro de 2018. Foram acrescentados 18 procedimentos à lista, entre exames, terapias e cirurgias.

Também será ampliada a cobertura para outros sete procedimentos, incluindo medicamentos orais contra o câncer e um remédio para tratamento de esclerose múltipla, algo inédito no Rol de Procedimentos, segundo a ANS.

O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde é obrigatório para todos os planos de saúde novos, ou seja, aqueles que foram contratados a partir de janeiro de 1999 ou que foram adaptados à nova legislação (Lei nº 9.656/98). As multas previstas para as operadoras que não cumprirem a cobertura obrigatória é de R$ 80 mil por infração cometida.

A lista é atualizada a cada dois anos. A nova cobertura passa a valer no dia 2 de janeiro e atenderá 42,5 milhões de beneficiários que possuem planos de assistência médica e 22,6 milhões que têm planos odontológicos, de acordo com a ANS.

Confira os principais procedimentos incorporados à lista

Câncer

  • 8 medicamentos orais para tratamento de cânceres – pulmão, melanoma, próstata, tumores neuroendócrinos, mielofibrose e leucemia (afatinibe, crizotinibe, dabrafenibe, enzalutamida, everolimo, ruxolitinibe, ibrutinibe e tramatinibe);

  • 1 exame PET-CT para diagnóstico de tumores neuroendócrinos.

Esclerose múltipla

  • Medicamento imunobiológico.

Olhos

  • Quimioterapia com antiangiogênico e tomografia de coerência ótica para tratamento do edema macular secundário, retinopatia diabética, oclusão de veia central da retina e oclusão de ramo de veia central da retina;

  • Radiação para tratamento de ceratocone.

Mulheres

  • Cirurgia laparoscópica para tratamento de câncer de ovário (debulking);

  • Cirurgia laparoscópica para restaurar o suporte pélvico (prolapso de cúpula vaginal);

  • Cirurgia laparoscópica para desobstrução das tubas uterinas;

  • Cirurgia laparoscópica para restaurar a permeabilidade das tubas uterinas.

Crianças

  • Endoscopia para tratamento do refluxo vesicoureteral, doença relacionada a infecções urinárias;

  • Terapia imunoprofilá contra vírus sincicial respiratório (palivizumabe).

ANS anuncia novos procedimentos que planos de saúde deverão cobrir

Fale com a Redação