26.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
spot_img

Assembleia promove Dia D de combate à tuberculose nos presídios

Publicado em 24/03/2018 11h59

Assembleia promove Dia D de combate à tuberculose nos presídios

Da redação

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS), promove na segunda-feira 926), o Dia D de Combate à Tuberculose no Sistema Penitenciário. Representantes da área da saúde, de entidades de classe, de instituições de ensino e servidores das unidades carcerárias participarão de uma palestra com o pesquisador Júlio Henrique Rosa Croda, da Universidade da Grande Dourados (UFGD). O evento esta marcado para às 9 horas.

A proposta do evento é do presidente da ALMS, Junior Mochi (PMDB), autor da lei que institui no Estado o Dia D de Combate à Tuberculose no Sistema Penitenciário.

“A tuberculose está entre as doenças infecciosas que mais mata no Brasil. O cenário é ainda mais grave quando se trata dos presídios, pois a doença se dissemina diante das condições precárias de higiene, de ventilação e de iluminação solar nas celas. Precisamos advertir os gestores e profissionais sobre a necessidade de intensificar as ações para detecção precoce dos casos, triagens anuais, oferta de teste molecular rápido e tratamento mais ativo da forma latente da doença”, explicou o presidente.

No Brasil, a cada ano são notificadas aproximadamente 70 mil ocorrências da doença e 4,5 pessoas morrem em decorrência da enfermidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que esforços conjuntos devem ser somados para se alcançar a meta de eliminação da tuberculose até o ano de 2035.

Em Mato Grosso do Sul, os pesquisadores identificaram que a taxa de tuberculose latente em pessoas que nunca foram encarceradas e estavam no primeiro mês de aprisionamento era de 7,9% para homens e 8,3% para mulheres, demonstrando que a prevalência da doença é relativamente baixa na comunidade de uma forma em geral. Entretanto, após um ano de encarceramento, foi constatado que 26% dos que não tinham a tuberculose latente e foram privados da liberdade adquiriram a doença dentro das prisões nas cinco maiores cidades do Estado.

Os pesquisadores detectaram ainda que 54% da bactéria do gênero Mycobacteirum Tuberculosis identificados na zona urbana de Dourados estavam relacionados com os casos identificados no presídio estadual do município.

Assembleia promove Dia D de combate à tuberculose nos presídios

Fale com a Redação