19.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 24 de abril, 2024
spot_img

‘É o pior ataque ao povo desde a ditadura’, diz presidente catalão

Publicado em 22/10/2017 07h15

‘É o pior ataque ao povo desde a ditadura’, diz presidente catalão

Carles Puigdemont prometeu reação à possível intervenção de Madri

R7

O presidente regional da Catalunha, Carles Puigdemont, acusa o governo central de Madri e o primeiro-ministro, Mariano Rajoy, de organizar “o pior ataque às instituições e ao povo catalão” desde o fim da ditadura de Francisco Franco, encerrada nos anos 70.

Puigdemont, que defende a independência da região espanhola, falou que Rajoy desprezou a vontade popular, em alusão ao referendo do começo do mês em que 90% dos eleitores apoiaram a separação. A votação foi considerada ilegal pela Justiça.

“Não podemos aceitar este ataque”, disse o governante catalão, acrescentando que pedirá ao parlamento regional um plano para decidir sobre a “intenção de liquidar” o governo que partiu do primeiro-ministro.

A resposta de Puigdemont ocorreu no mesmo dia em que Rajoy anunciou a aplicação do artigo 155 da Constituição, que permite a Madri dissolver o governo da Catalunha e convocar novas eleições.

A medida, aplicada pela primeira nos 40 anos da democracia espanhola, ainda dependerá da aprovação do Senado, na próxima sexta-feira (27). Porém, é esperada vitória do primeiro-ministro, que possui maioria.

Grupo organizou protesto pró-separação no sábado
Gonzalo Fuentes/Reuters

Fale com a Redação