26.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Americanos apoiam negociações com Coreia do Norte com desconfiança

Publicado em 11/05/2018 18h15

Americanos apoiam negociações com Coreia do Norte com desconfiança

Agência Efe

A maioria dos americanos apoia as conversas diretas dos Estados Unidos com a Coreia do Norte sobre o programa nuclear do país asiático, mas a maior parte também desconfia das intenções de Pyongyang, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira.

De acordo com um estudo realizado pelo “Pew Research Center”, sete em cada dez americanos (71%) aprovam estas conversas entre os dois países, e 21% as rejeitam.

Mas, quando questionados sobre a sinceridade dos líderes da Coreia do Norte ao falarem sobre as preocupações quanto ao programa nuclear, 49% dos americanos ouvidos disseram que Pyongyang não trata de forma séria as preocupações internacionais sobre o programa de enriquecimento nuclear, e 38% discordaram da afirmação.

A pesquisa também questionou os cidadãos americanos sobre outro ponto de atrito na política internacional: a relação dos EUA com a Rússia. Entre os entrevistados, 42% consideraram o país como um problema sério, mas não um adversário. Já outros 28% avaliaram a Rússia como um adversário e 24% disseram que não é um grande problema.

A relação com a China também foi abordada na pesquisa: 16% consideraram o país como adversário, 43% avaliaram a China como um problema grave, mas não um adversário, e 34% diserram que não é um grande problema.

A pesquisa do Pew Research Center foi realizada com 1.503 adultos em todo o país, no período entre 25 de abril a 1º de maio. A margem de erro varia entre 2,9 e 4,5 pontos percentuais.

EFE/KOREA SUMMIT PRESS/ MICHAEL REYNOLDS

Fale com a Redação