30.8 C
Campo Grande
terça-feira, 23 de abril, 2024
spot_img

Aos 15 anos, jovem brasileira tira nota máxima em ‘Enem’ da Islândia

Publicado em 28/07/2018 14h05

Aos 15 anos, jovem brasileira tira nota máxima em ‘Enem’ da Islândia

Beatriz Ladeira, de 15 anos, superou as barreiras da língua e foi considerada a melhor estudante daquele país. Família de Jundiaí (SP) se mudou em 2016 para fazer evangelização.

Por G1

ma brasileira de 15 anos foi destaque na imprensa da Islândia depois de ter superado a dificuldade do idioma nórdico da época dos vikings para tirar a nota máxima em uma prova nacional para estudantes, considerada o “Enem” do país.

Nascida em Jundiaí, no interior de São Paulo, Beatriz Ladeira contou ao G1 que, apesar de ter ficado desesperada, ser considerada a melhor estudante da Islândia foi uma surpresa: “É uma coisa inacreditável”.

A ilha, que fica no norte do Oceano Atlântico, foi colonizada pela Dinamarca e conta com uma população de 350 mil habitantes, cerca de 60 mil a menos que Jundiaí.

Beatriz, os pais e quatro irmãos, de 2 a 13 anos, se mudaram em pleno verão de 2016 para Reykjavík, capital do país, após serem aprovados em um programa de evangelização da Igreja Católica.

A “Samrændu próf” (“Prova Uniforme”, em português) surgiu na vida da jovem no fim de 2017, mais ou menos no meio do ano letivo – lá os estudos começam em agosto e terminam no início de junho. Segundo Beatriz, o teste é parecido com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em nível de importância.

Com facilidade em matemática por conta da ajuda do pai, que é engenheiro, a maior dificuldade foi no idioma. A língua nórdica do ramo germânico setentrional sofreu uma “reforma” e passou a ser chamada de Islandês Moderno em 1500.

“Muitas vezes eu me desesperava, não entendia nada. Havia poemas e textos de séculos atrás, regras gramaticais que era praticamente impossível de entender, conta.

A adolescente diz que a nota da prova é representada em letras e porcentagem.

(Arquivo Pessoal)

Fale com a Redação