23.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 18 de abril, 2024
spot_img

Corrida por IA será ‘provável causa’ da 3ª Guerra Mundial, diz Musk

Publicado em 05/09/2017 10h54

Corrida por IA será ‘provável causa’ da 3ª Guerra Mundial, diz Musk

O diretor executivo da Space X alertou ainda que quem usar tal tecnologia primeiro terá mais chance de ganhar

Sputnik

A disputa pela liderança no campo da inteligência artificial será a “provável causa” da Terceira Guerra Mundial, pelo menos na opinião do empreendedor bilionário Elon Musk. O diretor executivo da Space X alertou ainda que quem usar tal tecnologia primeiro terá mais chance de ganhar.

“China, Rússia, em breve todos os países com forte ciência da computação. Competição pela superioridade na IA [inteligência artificial] no nível nacional provável causa para a GM3 [Guerra Mundial 3]”, escreveu Musk em sua página no Twitter.

Segundo o empreendedor, a guerra não será desencadeada pelas nações líderes na área, mas “por uma das inteligências artificiais, se ela [IA] decidir que um ataque preventivo é o caminho mais provável para uma vitória]”.

Ainda falando em guerras, Musk disse duvidar que a Coreia do Norte lance mão de um ataque nuclear, afirmando que “lançar um míssil nuclear seria um suicídio para a sua liderança, já que a Coreia do Sul, os EUA e a China invadiriam e colocariam um ponto final no regime”.

Isso também não significaria o início de uma guerra mundial, na visão do bilionário, para quem “a Coreia do Norte não está colecionando alianças para polarizar o mundo rumo a uma guerra”. Em agosto, ele havia dito que a inteligência artificial representa um perigo muito maior do que Pyongyang.

Os comentários de Musk acontece alguns dias após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmar que “o futuro pertence à inteligência artificial”, e quem dominar tal tecnologia irá governar o mundo.

“A inteligência artificial é o futuro, não só para a Rússia, mas para toda a humanidade. Ela vem com oportunidades colossais, mas também ameaças difíceis de prever. Quem se tornar o líder nesta esfera se tornará o governante do mundo”, destacou Putin.

Musk é um crítico conhecido dos perigos que a inteligência artificial pode trazer para a humanidade. Ele sustenta que existe uma grande probabilidade de que a inteligência artificial, livre de qualquer regulamentação e supervisão, seja capaz de se tornar desonesta e destruir os humanos no final.

“A inteligência artificial é um risco fundamental para a existência da civilização humana de forma que os acidentes de carro, acidentes de avião, drogas defeituosas ou alimentos ruins não fossem. Eles eram nocivos para um conjunto de indivíduos na sociedade, é claro, mas eles não eram prejudiciais para a sociedade como um todo”, disse Musk em meados de julho durante um evento público.

Reuters / Stephen Lam

Fale com a Redação