27.8 C
Campo Grande
terça-feira, 23 de abril, 2024
spot_img

Esquemas da Odebrecht e Petrobras são alvos de nova fase da Lava Jato

Publicado em 08/05/2018 07h31

Esquemas da Odebrecht e Petrobras são alvos de nova fase da Lava Jato

PF deflagrou operação nesta terça-feira no Rio, São Paulo e Espírito Santo

Correio do Estado

Em mais uma ação ostensiva decorrente da Operação Lava Jato, a Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (08) a Operação Deja Vu, nos estados do Rio de Janeiro, Espirito Santo e São Paulo. Aproximadamente 80 policiais cumprem 23 ordens judiciais, dentre as quais quatro mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 17 mandados de busca e apreensão, com o objetivo de reunir provas da prática dos crimes de corrupção, associação criminosa, fraudes em contratações públicas, crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e de lavagem de dinheiro, dentre outros delitos.

As investigações indicam a repetição de modo de agir amplamente revelado pela Operação Lava Jato: a obtenção de contratos por parte de grupo empresarial junto à Petrobras, em valores superfaturados, mediante o pagamento de vantagens indevidas à executivos e gerentes da empresa petrolífera. Foi descoberto também que parte dos recursos pagos indevidamente pelo Grupo Odebrecht para a obtenção do contrato investigado neste momento foram destinados a agentes públicos e partidos políticos.

O principal mecanismo utilizado para o pagamento de recursos para agentes públicos e políticos seguiu uma forma de agir já verificada em investigações anteriores, o pagamento de percentual dos contratos obtidos pela empresa para agentes públicos e políticos, através de repasses no exterior com a utilização de empresas off-shore, bem como a movimentação de recursos em espécie no país com a intervenção de operadores financeiros já conhecidos no decorrer dos trabalhos da Operação Lava Jato. Os presos serão conduzidos à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR) onde permanecerão à disposição da Justiça.

Foto: Divulgação / Intertnet

Fale com a Redação