21.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março, 2024
spot_img

Líder deposto da Catalunha, Carles Puigdemont, se apresenta à polícia na Bélgica

Publicado em 05/11/2017 10h11

Líder deposto da Catalunha, Carles Puigdemont, se apresenta à polícia na Bélgica

G1

O líder deposto da Catalunha, Carles Puigdemont, se apresentou neste domingo (5) à justiça de Bélgica. Também compareceram ao tribunal, segundo a Associated Press, outros quatro ex-ministros da Catalunha.

Segundo a Efe, além de Puigdemont, Antoni Comín, Clara Ponsatí, Lluís Puig e Meritxell Serret se apresentaram às autoridades belgas acompanhados dos seus advogados.

Puigdemont, era procurado pela polícia espanhola desde que a juíza Carmen Lamela emitiu uma ordem de prisão para ele e quatro ex-membros do governo regional no final da última semana.
8 ex-membros já foram presos

Ao contrário de Puigdemont e os quatro ex-conselheiros, outros nove membros do governo destituído compareceram na quinta à justiça espanhola em Madri. Oito deles foram presos, entre eles o número dois do governo catalão destituído, Oriol Junqueras, e o secretário de Relações Exteriores, Raúl Romeva.

A juíza Carmen Lamela deixou em liberdade provisória sob fiança de 50.000 euros o nono, Santi Vila, que pediu demissão antes da proclamação da independência, em 27 de outubro.

A juíza alegou que existe risco de fuga, de reincidência e destruição de provas para justificar a prisão provisória, à espera de julgamento.

Um protesto em Barcelona pedia a liberdade dos líderes do governo destituído que foram presos.

Crise entre Catalunha e Espanha

A atual crise política foi desencadeada após a realização de um referendo considerado ilegal pelo governo e pela Suprema Corte espanhóis. Na consulta popular de 1º de outubro, 90% dos votantes foram a favor da independência (2 milhões de pessoas, ou 43% do eleitorado catalão).

Com o resultado favorável à independência, Puigdemont declarou no dia 10 no Parlamento local que a região ‘ganhou o direito de ser independente’ e em seguida suspendeu seus efeitos para negociar com Rajoy.

Carles Puigdemont, presidente regional da Catalunha (Foto: Ruben Moreno/Presidency Press Service, Pool Photo via AP)

Fale com a Redação