22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março, 2024
spot_img

Menor cooperação entre Rússia e EUA levaria ao fim da EEI

Publicado em 18/10/2017 15h15

Menor cooperação entre Rússia e EUA levaria ao fim da EEI

Declaração foi dada por uma fonte no Parlamento russo, nesta quarta-feira (18)

Na quarta-feira (18) uma fonte no Parlamento russo declarou que a futura lei para responder às sanções dos EUA poderia restringir os voos dos astronautas norte-americanos à Estação Espacial Internacional (EEI). Andrei Ionin, membro da Academia Russa de Cosmonáutica Tsiolkovsky, comentou essa possível medida.

Uma fonte no Parlamento russo disse que a Rússia poderá adotar medidas dolorosas em resposta às sanções antirrussas dos EUA. Por exemplo, a Rússia pode interromper os voos dos astronautas norte-americanos à Estação Espacial Internacional e suspender o fornecimento de componentes para a Boeing.

“O novo projeto de sanções incluirá uma resposta global e sistemática às sanções dos EUA”, sublinhou ele.

Entretanto, Andrei Ionin está certo que essas medidas afetarão o funcionamento da EEI.

“Tudo está ligado na EEI. Se os astronautas norte-americanos abandonarem a EEI, ela se tornará inoperacional. É de tomar em conta que o segmento norte-americano com os seus módulos-chave é maior que o da Rússia e é gerido dos EUA”, comentou ele.

No fim de julho, o Congresso adotou novas sanções contra a Rússia, a Coreia do Norte e o Irã, que foram assinadas por Donald Trump em 2 de agosto. O documento inclui uma série de medidas restritivas em relação a diferentes setores da economia russa, incluindo a mineração, indústria automóvel, bancos e empresas energéticas. Com informações do **Sputnik.

© Nasa

Fale com a Redação