21.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março, 2024
spot_img

Ministério da Saúde alerta profissionais da área sobre o Sarampo

27/08/2018 16h25
Por: Redação

Para alertar os profissionais de saúde sobre os sinais e sintomas do Sarampo e lembrar que a vacina é a melhor forma de prevenir a doença, o Ministério da Saúde produziu um vídeo, com o epidemiologista da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), Fabiano Marques, para esclarecer as principais manifestações clínicas, formas de transmissão e o fluxo que deve ser adotado em casos suspeitos de sarampo.

Como explica Marques, apesar de alguns sintomas da doença serem parecidos com os de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, é fundamental ficar atento aos sinais mais característicos de alerta do agravo.

A ocorrência de febre, por mais de três dias, após o aparecimento das erupções na pele, por exemplo, pode indicar o aparecimento de complicações, como as infecções respiratórias, otites, doenças diarreicas e neurológicas.

O sarampo é uma doença que pode se tornar grave e até matar. A melhor forma de evitar o sarampo é a vacina, disponível em todos dos postos de vacinação do Brasil gratuitamente.

(Ministério da Saúde)

Fale com a Redação