22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março, 2024
spot_img

Ministro defende direito de trabalhador usar FGTS para quitar Fies

Publicado em 03/10/2017 18h15

Ministro defende direito de trabalhador usar FGTS para quitar Fies

Medida foi incluída em relatório que deve ser debatido no Congresso nesta terça

O ministro da Educação, Mendonça Filho, manifestou apoio à proposta de utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para quitação de dúvidas no programa de financiamento estudantil, Fies. A medida foi incluída no relatório do deputado Alex Canzian em comissão mista no Congresso que deve debater nesta terça-feira, 3, a medida provisória do novo Fies.

A medida provisória foi alvo de 278 emendas apresentadas no Congresso, algumas que alteram diretamente pontos de interesse do governo, como os aportes de recursos públicos num fundo destinado a cobrir calotes.

Sobre o risco de alterações na medida pelos parlamentares, Mendonça afirmou que o MEC estabeleceu junto com o relator “parâmetros que, se acatados pela comissão, seriam razoáveis”.

Questionado, o ministro comentou ainda sobre a participação de bancos privados, prevista para o chamado Fies 3. Ele negou que haja negociações em curso para isenções de impostos a bancos que ofertem crédito estudantil.

A isenção de IOF é um pleito de instituições que atuam no segmento e chegou a ser proposta em audiências públicas promovidas sobre a medida provisória do Fies.

A MP estabelece três faixas para o Fies. Na primeira, há garantia do fundo garantidor com recursos da União e oferta de 100 mil vagas por ano. Na segunda modalidade, o Fies terá como fonte de recursos fundos constitucionais.

O Fies 3 terá como fontes de recursos o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e também os fundos regionais, com possibilidade de participação de bancos privados. Com informações do Estadão Conteúdo.

Ministro defende direito de trabalhador usar FGTS para quitar Fies

Fale com a Redação