22.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de abril, 2024
spot_img

Presidente do Zimbábue é retirado da liderança do partido

Publicado em 19/11/2017 10h17

Presidente do Zimbábue é retirado da liderança do partido

Com a saída de Mugabe do cargo de líder do partido, segundo a Reuters, abre-se o caminho para sua saída efetiva da presidência, cargo que ocupa há 37 anos.

G1

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, foi demitido do cargo de líder do partido ZANU-PF nesta domingo (19), e substituído por Emmerson Mnangagwa, segundo a Reuters e a emissora britânica BBC.

Com a saída de Mugabe do cargo de líder do partido, segundo a Reuters, abre-se o caminho para sua saída efetiva da presidência, cargo que ocupa há 37 anos. Sua saída do cargo, no entanto, depende da aprovação parlamentar. Aos 93 anos, ele é o chefe de Estado em atividade mais velho do planeta.

Mnangagwa, por sua vez, deve se tornar o novo líder do partido. Até poucos dias, ele era o vice-presidente do Zimbábue, até ser demitido por Mugabe. A mulher de Mugabe, Grace, que ambicionava suceder o presidente, também foi expulsa do ZANU-PF, de acordo com fontes da Reuters.

De acordo com a agência Efe, a decisão foi estabelecida em uma reunião extraordinária convocada depois que os diretórios locais do partido retiraram seu apoio a Mugabe.

Delegados do partido celebram saída de Mugabe da liderança do ZANU-PF (Foto: Philimon Bulawayo/Reuters)

Fale com a Redação