23.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Trump confirma sobretaxa de 25% ao aço importado e 10% ao alumínio

Publicado em 08/03/2018 16h57

EUA impõem sobretaxa de 25% ao aço importado e 10% ao alumínio

Medida é duramente criticada por demais países, entre eles o Brasil, que ameaçam procurar a OMC.

G1

O presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (8) a criação de novas taxas para a importação de aço e alumínio ao país. A nova tarifa é de 25% ao aço importado e de 10% ao alumínio.

Em seu discurso, Trump disse que a decisão visa a acabar com práticas comerciais injustas e preservar a segurança nacional. Ele ressaltou que a indústria nacional está dependente de aço importado e que há necessidade de ter “independência”.

“Se não tem aço, não tem país. Nossas indústrias foram pressionadas há anos por um comércio injusto. E isso vai parar,” afirmou.

O presidente americano lembrou que a medida, considerada protecionista por outros países, é uma de suas promessas de campanha. “Estou entregando uma promessa que fiz durante minha campanha”, lembrou o presidente. “Essa é uma das mais importantes”.

Trump acusou outros países de “um assalto” aos Estados Unidos, “criando empregos para seus países e tirando empregos dos americanos”.

Ele citou que o país tem um déficit comercial da ordem de US$ 800 bilhões, sendo US$ 500 bilhões com a China. “Isso vai ter que mudar”, afirmou.

Afirmações no Twitter há 1 semana

Donald Trump já havia manifestado suas intenções de criar essa tarifa na última quinta-feira (1º), mas o anúncio oficial só foi realizado uma semana depois.

Mesmo antes de oficializar a medida, diversos países reagiram à decisão de Trump e ameaçaram questionar os EUA na Organização Mundial do Comércio (OMC).

A União Europeia disse que poderá retaliar os EUA, com imposição de tarifas para ícones da indústria americana exportados aos países do bloco, como uísque bourbon e as motocicletas Harley-Davidson.

O Brasil também deverá ser afetado. O país é o segundo maior exportador de aço para os EUA e as vendas para o país representam um terço das exportações brasileiras do produto.

Donald Trump, durante anúncio de aumento de tarifas para aço e alumínio nesta quinta-feira (8) (Foto: Reprodução/YouTube/The White House)

Fale com a Redação