27.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
spot_img

Trump vê avanço na decisão da Coreia do Norte sobre testes nucleares

Publicado em 21/04/2018 06h44

Trump vê avanço na decisão da Coreia do Norte sobre testes nucleares

Decisão foi anunciada por agência estatal e passa a valer a partir deste sábado (21). País irá fechar base de testes nucleares no norte ‘para provar sua decisão’, segundo KCNA.

Agência Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, celebrou ontem (20), no Twitter, o anúncio da Coreia do Norte sobre interromper seu programa de armamento nuclear. Trump elogiou a decisão, momentos depois da divulgação da notícia de que o líder do país, Kim Jong-Un, decidiu paralisar os planos de nuclearização. Abandonar o projeto era uma exigência para que ocorra o encontro entre os dois líderes nos próximos.

“A Coreia do Norte concordou em suspender todos os testes nucleares e fechar um grande local de testes. Esta é uma notícia muito boa para a Coreia do Norte e para o mundo – grande progresso!” escreveu. E comentou que “aguarda a cúpula”.

Na quarta-feira (18), Trump havia dito que o encontro poderia não acontecer se não houvesse garantias de que realmente seria “frutífero para os Estados Unidos”. No dia seguinte (19), o presidente sul-coreano, Moon Jae-In, afirmou que a Coreia do Norte estava comprometida com a proposta de interromper seus testes nucleares.

A Coreia do Sul vê na realização da cúpula uma oportunidade para celebrar a paz na região. O anúncio de Kim Jong-Un foi divulgado pela Agência Central de Notícias da Coréia, um órgão estatal norte-coreano. A agência acrescentou que o país iria paralisar seus testes nucleares e mísseis de longo alcance a partir deste sábado (21), além de fechar um local de testes. A medida seria, uma “manifestação de Pyongyang para provar a promessa de suspender testes nucleares”.

O encontro ainda não tem data definida, mas deve ocorrer no fim de maio ou começo de junho.meses.

Donald Trump mostrou otimismo com o gesto da Coreia do Norte (Agência Lusa/EPA/Aude Guerrucci/Direitos Reservados)

Fale com a Redação