20.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 24 de abril, 2024
spot_img

Número de campo-grandenses endividados recua em agosto, diz pesquisa

Publicado em 06/09/2017 16h19

Número de campo-grandenses endividados recua em agosto, diz pesquisa

Também houve retração na quantidade de endividados com contas em atraso, segundo o levantamento da CNC.

G1 MS

O índice de endividamento da população de Campo Grande recuou 1,4 ponto percentual em agosto frente a julho, passando de 59,3% para 57,9%. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS, nesta quarta-feira (6).

De acordo com a pesquisa, também houve uma retração na quantidade de pessoas endividadas que estão com contas em atraso, passando de 35,8% em julho para 34,9% em agosto. Já o percentual entre os que possuem contas em atraso e que não terão condições de pagar sofreu uma variação mínima entre os dois meses, subindo de 17,5% para 17,6%.

O cartão de crédito continua sendo a principal fonte de endividamento, apontado por 62,4% das pessoas, seguido dos carnês, mencionados por 27,7% e crédito pessoal, 12,8%. A pesquisa aponta ainda que 64,3% dos que têm contas em atraso já estão com mais de 90 dias de pagamento vencido.

O levantamento também indicou que o tempo de comprometimento com as dívidas, para a maior parte dos endividados, 43,1% é de mais de um ano e que a parcela da renda comprometida com os débitos, para 53,3%, vai de 11% a 50%.

“Em julho o aumento do endividamento foi grande e em agosto já começa a dar sinais de redução. Isso é muito importante, pois significa que o consumidor está conseguindo quitar suas dívidas e que está havendo uma melhoria no poder aquisitivo das famílias”, afirma o presidente do Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS (IPF-MS), Edison Araújo.

A pesquisa foi promovida com 500 famílias da cidade nos últimos dez dias do mês de julho.

Pesquisa apontou que campo-grandense esteve menos endividado no mês de agosto (Foto: Reprodução)

Fale com a Redação