18.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de abril, 2024
spot_img

Alunos da Escola do Sesi de Dourados criam robô “gigante”

Publicado em 08/02/2018 11h15

Alunos da Escola do Sesi de Dourados criam robô “gigante”

De olho em um bom desempenho na etapa nacional do Torneio de Robótica realizado pela FLL (First Lego League), o time Megamentes, da Escola do Sesi de Dourados, construiu o robô “Megadom”, um projeto mais robusto e que promete dobrar a pontuação da equipe em relação à fase regional da competição disputada em novembro do ano passado em Goiânia. Na ocasião, o Megamentes foi um dos seis selecionados entre 36 concorrentes e obteve a classificação para a etapa nacional, que será realizada em Curitiba, no Paraná, de 16 a 18 de março.

A equipe da Escola do Sesi de Dourados, composta por dez alunos na faixa etária dos 9 aos 16 anos de idade, do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, desenvolveu um sistema de engrenagem para que o robô faça movimentos mais precisos e otimize o tempo de atuação do time durante as missões do torneio. “Com base na nossa experiência da etapa regional e pesquisas, conseguimos reavaliar os quesitos que não conseguimos pontuar e aprimoramos nosso trabalho, pensando na estratégia das missões e da mesa. Nosso sistema permite que o robô fique mais fixo à mesa e realize mais movimentos ao mesmo tempo, pensando também no tempo de prova, que é de dois minutos e meio, e, com isso, já ganhamos tempo”, explicou o estudante Kaio Otthon, aluno da 2ª série do Ensino Médio.

Para o aluno da Escola do Sesi de Dourados, toda a experiência em torneios de robótica tem sido enriquecedora e permitiu que todos aprimorassem conhecimentos e evoluíssem em quesitos como trabalho em equipe e dedicação. “O torneio como um todo foi algo muito novo para mim e nos saímos melhor do que esperávamos porque nossa equipe ainda era muito experiente em relação às demais. Eu só conseguia pensar ‘Se passarmos para a nacional teremos que nos dedicar, trabalhar três vezes mais do que estávamos trabalhando’. E assim está sendo feito, conseguimos quebrar essa barreira do regional e agora queremos representar a escola da melhor maneira possível”, acrescentou.

A estudante Samara Bernado, aluna da 1ª série do Ensino Médio, afirma que ficou na memória a oportunidade de conhecer projetos elaborados por alunos do Brasil todo. “Foi algo completamente diferente para nós, a experiência de conhecer muitos projetos bons, de alto nível, e superou nossas expectativas porque conseguimos passar para o nacional e, agora, esperamos evoluir com o nosso projeto e ter o melhor desempenho possível”, projetou.

Professor de Física da Escola do Sesi de Dourados, Wesley Sarati Coelho conta que para desenvolver o “Megadom” o time inclusive conversou, por videoconferência, com alunos de outras escolas que disputam o torneio. “A construção do robô foi realizada em cima de muito estudo, dedicação e pesquisa. Eles trocaram ideias com alunos de outras equipes, via videoconferência, o que foi fundamental porque deram dicas, o que ajudou bastante no projeto como um todo, e tudo foi feito de forma conjunta, por um compartilhamento de ideias. Esperamos representar a Escola do Sesi da melhor forma possível na etapa nacional e, principalmente, chegar à internacional. Estamos trabalhando muito para isso, sempre com base na união da equipe, força de vontade e dedicação”, detalhou.

Ddos News

Alunos da Escola do Sesi de Dourados criam robô “gigante”

Fale com a Redação