26.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Campanha volta ás aulas vai ter teatro e educação para o trânsito em frente ás escolas

Publicado em 01/02/2018 10h15

Campanha volta ás aulas vai ter teatro e educação para o trânsito em frente ás escolas

Da Redação

Com o início das aulas, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), em parceria com a Guarda Municipal de Campo Grande e com o Gabinete de Gestão Integrada da Vida no Trânsito (GGIT), promovem a Campanha Voltas às Aulas.

A campanha consiste em abordagens educativas durante o mês de fevereiro em colégios particulares e públicos na região central da cidade e em bairros onde há grande fluxo de carros e pedestres. Para tanto haverá ações com teatro para chamar a atenção de pais e alunos em frente às escolas, reforçando a importância do trânsito seguro e respeitoso.

As equipes do setor de educação da Agetran vão orientar os pais para ações simples, mas fundamentais para a segurança: não utilizar a fila dupla, reduzir a velocidade na área de escolas, a travessia correta na faixa de pedestre e o uso de equipamento de segurança para transportar crianças, com uso de capacete, cadeirinha e cinto de segurança.

Já os agentes de trânsito e guardas municipais ficarão responsáveis pelo ordenamento da via e orientações de segurança.

Chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da Agetran, Ivanise Rotta, explica que a Campanha Volta às Aulas é um alerta para todos os envolvidos no trânsito, sejam eles pedestres, ciclistas ou condutores de veículos.

“Ela tem a intenção de orientar para que pratiquem atitudes corretas, principalmente, nas portas das escolas, em horários de entrada e saída dos alunos. O que queremos destacar é a necessidade da consciência de todas as pessoas que transitam num mesmo local onde gera conflito, maus entendidos e estresse desnecessários. É importante todos serem sensíveis ao fato de que o trânsito é um espaço coletivo e que existem regras”, argumenta.

Ela ainda revela que muitas pessoas não usam equipamentos de segurança. “É obrigação do adulto cuidar das crianças e dos adolescentes e exigir que usem os equipamentos de segurança bem como façam uso da faixa de pedestre para travessia, lembramos também que o exemplo vale mais do que simplesmente falar”, salienta.

A Agetran estará nos horários de saídas das escolas de acordo com cronograma com a equipe de Educação para o trânsito e agentes, com a Guarda Civil Municipal e a Bptran além de alguns integrantes do GGIT que farão abordagem das pessoas nas vias em frente ou próximas às escolas.

A Campanha volta às aulas faz parte do Sistema Dinâmico de Melhoria Contínua Escola Segura, do Programa Vida no Trânsito, que tornam as ações não pontuais mas continuadas, desde que a escola firme parceria e se comprometa espontaneamente a realizar atividades que visam preservar vidas no trânsito.

Campanha volta ás aulas vai ter teatro e educação para o trânsito em frente ás escolas

Fale com a Redação