21.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
spot_img

Como estudar para o Enem e para a escola ao mesmo tempo?

Publicado em 12/06/2018 16h45

Como estudar para o Enem e para a escola ao mesmo tempo?

Da Redação

Último ano do Ensino Médio: despedida dos amigos, escolha de profissão, preparação para entrar na universidade, e ainda é preciso se dedicar aos trabalhos e provas na escola. Em meio a tudo isso, você deve se perguntar: como estudar para o Enem e ter um bom rendimento nas aulas ao mesmo tempo?

Não se preocupe, nós vamos ajudar você a passar por esse desafio. Acompanhe este post e confira dicas valiosas que preparamos para você otimizar o seu tempo, ter um bom aproveitamento em sala de aula e ainda ficar preparado para as provas do Enem!

Monte um cronograma de estudos
Estudar para o Enem e para a escola ao mesmo tempo requer um planejamento bem elaborado e prioridades bem estabelecidas. Isso não é tão fácil, principalmente porque exige algumas renúncias, ou seja, você terá que evitar o desperdício de tempo com coisas menos importantes, como as horas e horas que são gastas nas redes sociais.

O primeiro passo dessa empreitada é montar um cronograma de estudos. Para isso, você deve:

enumerar suas prioridades, dando atenção ao que é mais urgente, como provas e trabalhos da escola;
definir a quantidade de horas que pretende dedicar às leituras, pesquisas e exercícios;
dividir as matérias para revisar em diferentes dias;
avaliar quais são as disciplinas nas quais você tem mais dificuldade e se dedicar um pouco mais a elas.
Destaque as datas importantes no calendário
Como dissemos no tópico anterior, é necessário definir as prioridades e dar atenção às tarefas mais urgentes. Para não perder prazos e datas importantes, faça um calendário especial, destacando os dias e as atividades que não podem ser esquecidos. Dessa forma, fica mais fácil elaborar o seu planejamento e o seu cronograma de estudos.

Anote suas dúvidas
Durante os seus estudos, anote os pontos que ficaram confusos, fale com seus professores e esclareça todas as suas dúvidas. Você também pode recorrer a pesquisas na web para obter algumas respostas, mas lembre-se de recorrer a fontes confiáveis, pois existem muitas informações incompletas e distorcidas na rede.

Resista à procrastinação
Já ouviu falar disso? Procrastinar nada mais é do que adiar ações e tarefas, ou seja, deixar para fazer depois. Se você tem esse mau hábito e sempre acaba deixando tudo para última hora, cuidado! Essa atitude pode ser arriscada e resultar em perdas de prazo, além de gerar estresse e comprometer a qualidade dos estudos e trabalhos.

O procrastinador acredita na sua capacidade de realizar as atividades aos “45 do segundo tempo”. Mas imprevistos acontecem e, quando você perceber, o tempo já correu, as provas estão cada vez mais próximas e você não conseguiu absorver nem metade do conteúdo. Portanto, não caia nesse erro.

Trabalhe com metas
Estipular e alcançar metas é o que nos mantêm motivados. Em tudo na vida é assim que acontece: vivemos sempre em busca de algo, sempre direcionados para o que vem depois.

Em relação aos estudos não é diferente. Concluir o ano letivo, realizar a prova do Enem com boas notas e conseguir entrar em uma boa universidade são algumas de suas metas, não é mesmo? Então, você também pode trazer um pouco dessa motivação para o dia a dia.

Para ficar mais claro, defina suas metas e as anote no seu cronograma. Quais matérias você quer estudar no dia X? Quantas horas pretende gastar? Quais trabalhos da escola devem ser elaborados até o fim do mês? Tudo isso pode ser determinado com antecedência. E a recompensa, além do bom desempenho nos estudos, é a sensação de dever cumprido e de objetivo alcançado.

Livre-se das distrações e mantenha o foco
Manter o foco e a concentração é uma missão bem difícil. Podemos nos distrair facilmente com os movimentos e barulhos ao redor, ou até com nossos próprios pensamentos. Para ter bons resultados e otimizar a sua aprendizagem, você precisa aprender a ignorar as distrações, tanto as do ambiente quanto as da sua mente.

Ao estudar em casa, escolha um lugar tranquilo, onde não seja interrompido a todo momento. Esqueça a televisão e, principalmente, o celular. Não abra suas redes sociais, se estiver utilizando o computador. Fique tranquilo, são apenas algumas horas sem contato com o mundo externo. O Facebook e o WhatsApp não serão extintos enquanto você estiver off-line.

Tenha direito a intervalos e folgas
Ninguém é de ferro! Você também vai precisar de um tempinho para descansar a mente e recuperar as energias. Um período de folga não é apenas uma recompensa por todo o seu empenho, é uma necessidade do organismo.

“Esforçar-se” é uma coisa, “forçar” é outra. Você precisa respeitar suas limitações físicas e cognitivas para evitar um desgaste desnecessário. Caso contrário, o excesso de conteúdo estudado pode não ser bem assimilado e resultar em baixo aproveitamento e perda de tempo.

Cultive bons hábitos
Talvez você pense que não existe relação nenhuma, mas manter bons hábitos pode ajudar muito nos estudos. A prática regular de atividades físicas, uma boa noite de sono e até o consumo de alimentos saudáveis são ações que contribuem para o bom funcionamento de todos os sistemas do organismo e, consequentemente, promovem o equilíbrio do corpo e da mente.

Por fim, não podemos esquecer de outro detalhe que pode fazer toda diferença para os estudantes que estão se preparando para o Enem: dar uma olhada nas provas dos anos anteriores, para ter uma ideia do nível de dificuldade e das disciplinas que são mais cobradas. Aprimorar as habilidades para fazer a redação também é importante, já que essa parte tem bastante peso na avaliação.

Aproveite que agora você já sabe como estudar para o Enem e para a escola ao mesmo tempo e comece a se preparar. Não perca tempo, siga o seu cronograma, mantenha o foco e alcance suas metas. Depois, você vai poder comemorar a boa pontuação nas provas e o início de uma nova fase.

Assim como você, muitos de seus amigos devem estar preocupados com a rotina de estudos e a preparação para o Enem e para os vestibulares. Compartilhe o nosso post nas suas redes sociais e permita que eles também tenham acesso às nossas dicas!

Como estudar para o Enem e para a escola ao mesmo tempo?

Fale com a Redação