23.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 24 de abril, 2024
spot_img

GMD retoma ronda escolar comunitária

Publicado em 15/02/2018 17h15

GMD retoma ronda escolar comunitária

Da Redação

O ano letivo começou nesta quinta-feira (15) e a Guarda Municipal de Dourados está retomando as rondas escolares. As equipes que compõem a Ronda Escolar Comunitária estão organizadas nos três períodos de turnos para propiciar a volta às aulas de forma segura aos alunos e toda a comunidade escolar.

Serão duas equipes de serviço por turno, divididas em setores, abrangendo aproximadamente 50 escolas, das redes municipal, estadual e particular. “O objetivo principal é evitar atos infracionais e criminosos nos perímetros das escolas, dando aos alunos e professores total segurança nesse retorno as aulas”, explica o comandante da GMD, Sílvio Reginaldo Peres Costa.

Segundo ele, a metodologia aplicada são filosofias de Policiamento Comunitário e Resolução Pacífica de Conflitos, “onde os guardas municipais têm total aproximação com a comunidade escolar, fazendo as ronda escolares diuturnas, fora e dentro dos colégios, conversando com alunos, pais, professores, coordenação e direção escolar, a fim de juntos construírem um ambiente seguro e de harmonia a todos”.

Segundo ainda o comandante Sílvio Peres “é fundamental a continuação da aproximação dos agentes da Guarda Municipal com a comunidade escolar. Essa filosofia de trabalho de resolução pacífica de conflitos e policiamento comunitário já vem sendo empregada pela Instituição com resultados excelentes. Nossos professores, pais veem na Guarda Municipal uma mão amiga que está sempre atenta e pronta a ajudar quando acionada”, menciona.

BALANÇO 2017

Conforme balanço da GMD, no ano de 2017 foram realizadas aproximadamente 10 mil rondas escolares, sendo lavrados 246 boletins de atendimentos às escolas, com a resolução do problema no local.

A GMD mantém também equipes com rondas diárias nos patrimônios, prédios e praças públicas, visando proporcionar segurança à população que usufrui desses espaços e preservando o patrimônio público. Equipes com motocicletas passaram a ser utilizadas nos parques e praças, dando maior mobilidade e agilidade no atendimento das solicitações.

A Guarda Municipal tem prestado auxílio a outras instituições, sejam de qualquer esfera, com mais de 700 atendimentos e 4.570 atendimentos diversos à população douradense, como 48 pessoas carentes encaminhadas a Casa da Acolhida, 38 apoios ao Conselho Tutelar, 1.560 rondas em prédios públicos municipais, dando apoio e suporte aos vigias.

A Guarda Municipal caminha junto com os organismos de segurança pública da cidade, sempre auxiliando as polícias, com ações preventivas e conjuntas resultando em 551 encaminhamentos às delegacias com registro do Boletim de Ocorrências, sendo 44 pessoas presas por embriaguez ao volante, 101 furtos/roubos, 97 violência doméstica, 53 pessoas foragidas da Justiça capturadas.

As equipes também tiraram de circulação 13 armas de fogos e recuperaram 25 veículos com ocorrências de roubo/furto. Foram apreendidos aproximadamente 1.700 tabletes de maconha, que pesaram 1.450 kg, e 25 kg entre cocaína, pasta base e crack. Também foram lavrados 1.389 multas de trânsito.

GMD retoma ronda escolar comunitária

Fale com a Redação