23.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Mesmo sem todas as especialidades, Caravana da Saúde lota parque na Capital

Publicado em 23/06/2018 12h27

Mesmo sem todas as especialidades, Caravana da Saúde lota parque na Capital

Campanha pretende atender pelo menos 50 mil pessoas

Correio do Estado

A Caravana da Saúde teve início neste sábado (23), e mesmo sem a disponibilidade de todos os serviços, lotou o Parque Ayrton Senna, local escolhido para atender a população. Ainda faltavam algumas carretas de atendimento e alguns stands estavam vazios. Cerca de 1,5 mil pessoas foram atendidas nesta manhã.

Entre as atividades oferecidas no momento estavam os serviços do Hemosul, Hospital do Cancêr, Procon, Hospital da Cassems, Defensoria Pública de MS, além de atendimentos de oftalmologia e vacinação. Outros pontos do Seja Digital e da Polícia Civil também estavam disponíveis.

O coordenador da Caravana, Padre Wagner de Souza, conta com pelo menos 50 mil atendimentos durante os 14 dias do programa, que se encerra no dia 6 de julho. “Nós temos mil pessoas agora em atendimento na oftalmologia, e mais 350 em consultas em outras especialidades”, disse. Ainda segundo ele, entre os serviços mais procurados estão os de oftalmologia, seguido pelo de neurologia e também os de ortopedia, endocrinologia e vasculares.

A estudante Karen Aline, de 23 anos, foi até a caravana realizar uma cirurgia no olho. “Eu tenho pterígio e há mais ou menos um ano estou tentando conseguir uma cirurgia. […] Eu acho que [a caravana] é boa, mas demora um pouco”, conta ela que já estava na fila há 3 horas.

Desde às 6h na fila, a aposentada Aparecida Dias, de 66 anos, veio de Brasilândia para conseguir operar da catarata que possiu nos dois olhos. Para ela, a caravana é uma ótima oportunidade para conseguir resolver os problemas de saúde da população.

Hospitais

O atendimento também será simultâneo na Santa Casa de Campo Grande, Maternidade Cândido Mariano, Hospital Regional Rosa Pedrossian e Hospital São Julião. Nesses hospitais, o atendimento segue até o final do ano. A Caravana nos Hospitais ainda realizará cirurgias nos municípios de Maracaju e Costa Rica.

Especialidades

Serão oferecidas consultas nas especialidades de dermatologia, vascular, ginecologia, mastologia, gastroenterologia, pneumologia, cardiologia, urologia, ortopedia e oftalmologia. Os procedimentos cirúrgicos serão gerais, oftalmológicos (vitrectomia, catarata, pterígio, yag laser e outros), vasculares (varizes convencionais, esclerosante/espuminha e outros), ginecológicos, otorrino, urológicos e ortopédicos.

Também serão feitos exames laboratoriais, de mamografia, ultrassom das mamas, papanicolau e biópsia bucal.

Mais de mil pessoas procuraram o atendimento de oftalmologia - Foto: Valdenir Rezende

Fale com a Redação