25.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
spot_img

Polícia verifica possíveis irregularidades após avião pegar fogo antes de decolagem

Publicado em 11/12/2017 12h18

Polícia verifica possíveis irregularidades após avião pegar fogo antes de decolagem

Testemunha fala que avião chegou nem chegou a sair do chão, quando saiu da pista e bateu em uma cerca de contenção de gado. Após isso, houve incêndio.

G1 MS

Peritos criminais policiais fazem uma vistoria na aeronave envolvida em um acidente, em Eldorado, a 435 km de Campo Grande. O delegado Thiago Lucena, responsável pelas investigações, disse nesta segunda-feira (11) que a intenção é esclarecer o motivo do incêndio e se houve algum tipo de crime.

“A aeronave passa por minuciosa perícia, assim como foi feito no local do acidente. Ao final, não havendo qualquer indício de crime, será encaminhado ao Ministerio Publico para providências necessárias. Ainda não temos o prazo para conclusão e simultaneamente o Cenipa realiza uma investigação das questões administrativas”, afirmou o delegado.

Logo após o acidente, o delegado explicou que o cunhado do piloto prestou depoimento. “A testemunha, que é um médico veterinário, presenciou o início do processo de decolagem. Na verdade, a aeronave nem chegou a sair do chão, quando saiu da pista e bateu em uma cerca de contenção de gado. Ele então correu para socorrer a família e comentou que, assim que retiraram os objetos, o avião pegou fogo”, ressaltou Lucena.

A polícia agora aguarda os laudos periciais. O piloto também declarou que não sabia o que tinha acontecido. “Nós suspeitamos de acidente. No entanto, vai depender da perícia definir se houve erro por parte do piloto ou então algo relacionado a aeronave. A perícia também vai me dizer se não há qualquer irregularidade quanto as condições de aeronavegabilidade”, comentou o delegado.

Entenda o caso

A polícia e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investigam um incêndio em um avião monomotor, pouco antes da decolagem no dia 3 de novembro, em uma propriedade rural no município de Eldorado, sul de Mato Grosso do Sul. Na aeronave estavam três pessoas; pai, mãe e filho conseguiram sair ilesos.

Bombeiros estiveram no local. O delegado não descarta a possibilidade de uma manobra errada por parte do piloto, mas não duvida que uma falha no monomotor possa ter provocado o acidente. O que também será investigado é se o avião estava apto a pegar voo. Quanto ao aeroporto da fazenda, o delegado disse que ele homologado e com autorização para pousos e decolagens.

O dono da aeronave é de Maringá (PR), e estava em Eldorado com a esposa e o filho para participar de uma festa de família. Quando os policiais chegaram no local, o piloto já tinha voltado para o Paraná sem falar com os investigadores. Ele deve ser ouvido nos próximos dias para esclarecer os fatos.

“Pelas investigações preliminares, ele tem autorização para pilotar. Nós vamos intimá-lo para ouvi-lo, já que ele não ficou no local. Não existe crime, por enquanto. Queremos saber o que aconteceu. Pode ser que no final apareça algo”, finalizou o delegado.

Avião monomotor cai em fazenda em Eldorado, MS, pouco antes da decolagem. Cenipa investiga o caso com a polícia (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Fale com a Redação