17.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 18 de abril, 2024
spot_img

Agenda: Questão agrária, CPI e reuniões na programação da ALMS

Publicado em 30/06/2017 17h15

Agenda: Questão agrária, CPI e reuniões na programação da ALMS

AL/MS

Sessões plenárias e reuniões da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Irregularidades Fiscais e Tributárias de MS e das comissões permanentes da Assembleia Legislativa estão na programação de atividades da Casa de Leis entre os dias 3 e 7 de julho. A semana começa com a Santa Missa, às 8h30 de segunda-feira (3/7), no plenário Deputado Júlio Maia. A proposição é do deputado Dr. Paulo Siufi (PMDB) e a celebração será conduzida pelo padre Cleber Brugnago Rosa, da Paróquia São Sebastião, de Campo Grande.

No mesmo dia, às 15h30, está agendada a reunião da Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas do Legislativo, no plenarinho Deputado Nelito Câmara. O grupo de trabalho é presidido pelo deputado João Grandão (PT).

Segundo a assessoria do parlamentar, será debatida a proposta da empresa Águas Guariroba para o fornecimento de água na região da aldeia urbana Água Bonita, localizada na região norte de Campo Grande. Foram convidados para participar dos trabalhos lideranças indígenas e representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Ministério Público Federal (MPF) e conselhos municipal e estadual indígena. Quarta-feira (5/7), às 15h30, está prevista a reunião da CPI das Irregularidades Fiscais e Tributárias de MS, no plenarinho.

Paulo Corrêa (PR) preside a comissão e Eduardo Rocha (PMDB) é o vice-presidente. Flavio Kayatt (PSDB) é o relator. Também participam da CPI os deputados Siufi e Pedro Kemp (PT). São suplentes: Mara Caseiro (PSDB), Coronel David (PSC), Renato Câmara (PMDB), Marcio Fernandes (PMDB) e Cabo Almi (PT).

A CPI foi constituída para investigar a denúncia realizada pelos executivos da JBS, Joesley Mendonça Batista, Wesley Mendonça Batista e Ricardo Saud, de pagamento de diversas notas fiscais ‘frias’ emitidas por pessoas físicas ou jurídicas entre os anos de 2010 a 2017, sem o devido fornecimento de bens ou serviços, em contraprestação à suposta concessão indevida de benefícios fiscais pelo Estado de Mato Grosso do Sul. Para quinta-feira (6/7), está prevista reunião da Comissão de Saúde da Casa de Leis, a partir das 8h, no plenarinho. O grupo é presidido pelo deputado Siufi. Às 13h30, no mesmo local, a Frente Parlamentar da Regularização Fundiária deverá se reunir para deliberações.

O grupo de trabalho é coordenado pelo deputado Renato Câmara (PMDB). No início do mês, foram discutidos projetos e alternativas para dar agilidade aos processos para a regularização fundiária em Mato Grosso do Sul. Participam da Frente representantes da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Associação dos Notários e Registradores de MS (Anoreg), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccinal Mato Groso do Sul, Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública Estadual e Procuradoria Geral do Estado (PGE), entre outros órgãos.

Sessões plenárias são realizadas de terça a quinta-feira, a partir das 9h

Fale com a Redação