18.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Campanha da CNM convoca Municípios a participarem do Prêmio ODS Brasil

Publicado em 18/06/2018 16h45

Campanha da CNM convoca Municípios a participarem do Prêmio ODS Brasil

CNN

A nova campanha da Confederação Nacional de Municípios (CNM) convoca todos os gestores municipais a participarem do Prêmio ODS Brasil. Esta é uma iniciativa do Governo Federal, desenvolvido no âmbito da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e tem por objetivo incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas que contribuam para o alcance das metas da Agenda 2030 em todo o território nacional.

As inscrições ficam abertas até o dia 29 de junho. Cada entidade pode inscrever, separadamente, até três práticas da sua categoria, lembrando que as práticas devem ter pelo menos um ano de existência, da data da inscrição, e possuir resultados mensurados. Serão reconhecidos projetos, programas, tecnologias ou outras iniciativas estruturadas que promovam soluções que contemplem os aspectos sociais, ambientais e econômicos.

A CNM incentiva a participação no Prêmio e a disseminação de sua realização com a Sociedade Civil e com entidades parceiras. A Confederação lembra ainda que as informações das experiências participantes contribuirão para a formação de um banco de boas práticas para a disseminação, mobilização dos diversos segmentos da sociedade e de governos e o fomento de práticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Sobre o Prêmio ODS Brasil

O prêmio é dividido em três etapas: Etapa I – Validação da documentação; Etapa II – Pré-seleção: o Comitê Técnico avaliará as práticas validadas na etapa I de acordo com o item 7.2 deste Regulamento. Nessa etapa serão pré-selecionadas até 40 práticas finalistas, sendo até 10 práticas por categoria do Prêmio; e etapa III – Seleção final: o Júri realizará, a partir do resultado da etapa II, a classificação final das práticas a serem premiadas.

Para realizar a inscrição, o interessado deve acessar o portal do Prêmio ODS Brasil fazer download e preencher o Formulário de Apresentação da Prática. Em seguida, deve preencher a ficha de inscrição online, anexando o formulário citado, além do comprovante do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídia (CNPJ) da entidade responsável. Por fim, é só enviar a inscrição e confirmá-la no e-mail constante na inscrição.

Podem participar Governos, Organizações com Fins Lucrativos, Organizações sem Fins Lucrativos e Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão. Serão avaliadas a participação dos beneficiários, a replicabilidade do projeto, a existência de parcerias, convergência com parcerias políticas públicas vigentes, além da aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Conheça os ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram implementados pelos 193 países membros das Nações Unidas, a partir de setembro de 2015. Os ODS integram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que tem como objetivo elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. O lema é não deixar ninguém para trás.

São 17 ODS com 169 metas que devem ser alcançadas por meio de uma ação conjunta que agrega diferentes níveis de governo, organizações, empresas e a sociedade como um todo nos âmbitos internacional e nacional e também local.

Cada um dos 17 ODS representa um desafio a ser alcançado para a promoção de um desenvolvimento mais sustentável, justo e inclusivo. Apesar de ser uma agenda global, tratam de temas que são cruciais para os Municípios.

Para saber mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030, acesse o site: www.ods.cnm.org.br

Confira o Regulamento da 1ª Edição do Prêmio ODS Brasil

Campanha da CNM convoca Municípios a participarem do Prêmio ODS Brasil

Fale com a Redação