22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março, 2024
spot_img

Em alusão a semana dos povos indígenas, câmara recebe representantes de aldeias

Publicado em 17/04/2018 16h45

Em alusão a semana dos povos indígenas, câmara recebe representantes de aldeias

Da Redação

A Câmara de Dourados recebeu, durante sessão ordinária desta segunda-feira (16), o representante da comunidade indígena Bororó, João Machado, que explanou sobre questões indígenas e a situação das aldeias no município. O discurso faz alusão à semana dos Povos Indígenas, comemorado entre os dias 12 e 19 de abril.

De acordo com João, a comunidade indígena douradense possui, aproximadamente, 17 mil habitantes e está sendo “engolida” pela cidade. Ele falou ainda que o município não possui projetos para a sustentação contínua e acaba prejudicando os povos indígenas.

Durante o discurso, o representante ainda apresentou algumas dificuldades sofridas pela comunidade, como a falta de escolas profissionalizantes. Ele afirmou que estes projetos darão formação técnica e um emprego de subsistência para que os jovens da comunidade criem autonomia.

“O que acontece são pequenos projetos esporádicos, sem continuidade. Por isso a comunidade tem dificuldade de produzir nas suas microáreas”, apontou João.

João ainda solicitou atenção para a saúde da aldeia, pois não há medicação básica e atendimento médico nos postos de saúde, reforma em vias localizadas na comunidade e também requereu a valorização da cultura indígena em Dourados. “Seria interessante se saísse da Câmara um projeto para oficialização da língua Guarani como segunda língua de Dourados”, comentou.

O vereador Cirilo Ramão (PMDB), presidente da Comissão Indígena e Afrodescendente, chamou a atenção para o discurso de João Machado, apontando que as solicitações são as mesas há anos. “O índio tem o mesmo sentimento, mesmo desejo e mesmas necessidades de qualquer um de nós, mas há muitos anos os pedidos são os mesmos e nada é feito. Estamos a disposição para também levantar debates necessários”.

A presidente da Casa de Leis, Daniela Hall (PSD), enfatizou o apoio da Câmara de Dourados às comunidades indígenas do município. “Eu tenho certeza que digo por todos os vereadores, quando asseguro o apoio da Casa de Leis aos indígenas de Dourados. Nós temos os mesmos direitos e precisamos exigir que eles sejam cumpridos”, apontou.

Indicações e requerimentos Prosseguindo com a sessão ordinária, o vereador Cido Medeiros (DEM) requereu, durante tribuna livre, informações sobre o repasse para o cumprimento de emendas parlamentares para a reforma do prédio do PAM (Posto de Assistência Médica). Também foi pedido o patrolamento, cascalhamento e compactação do solo no bairro Estrela Verá.

Braz Melo (PSC) solicitou a limpeza e roçada do Jardim Novo Horizonte e também a revitalização da quadra, localizada no mesmo bairro. Ainda pediu reforma e manutenção, urgente, da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Altos do Indaiá.

O vereador Bebeto (PR) solicitou pavimentação da Rua Aurora Augusta de Matos e vias adjacentes e também melhorias na sinalização de trânsito da Rua Iguaçu, cruzamento com a Toshinobu Katayama.

Idenor Machado (PSDB) pediu o aumento da frota de ônibus para universidades em horários de pico e também a limpeza do entorno do 2º Batalhão de Polícia Militar, localizado na Vila Industrial.

Olavo Sul (PEN) requereu o patrolamento, cascalhamento, limpeza e roçada na Rua Manoel Vieira Nóia, no Jardim Pelicano. Também solicitou a manutenção da Praça José Guerreiro, no Canaã III.

O vereador Carlito do Gás (PEN) solicitou a implantação de um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) no Parque das Nações I e também a manutenção da estrutura hidráulica e elétrica do UPA (Unidade de Pronto Atendimeto).

Pedro Pepa (DEM) solicitou a troca de lâmpadas de reatores da Sitioca Campina Verde e também operação tapa-buracos na Rua Manoel Machado Leone, no Jardim Flórida I e II.

Cirilo Ramão (PMDB) requereu a reforma no Parque Ambiental Vitélio Pelegrini, no Jardim Novo Horizonte. Ainda solicitou a abertura de boca de lobo no cruzamento da Rua Barnabé Minhos com a Rita Carolina Farias Almeida, no Jardim Flórida I.

A vereadora Daniela Hall (PSD) pediu a limpeza e retirada de entulhos e manutenção de bueiros da área Central. Ainda solicitou a criação de um campeonato esportivo anual para pessoas na terceira idade.

Silas Zanata (PPS) solicitou a prefeita Délia Razuk (PR) providências para viabilizar uma rampa de acesso para cadeirantes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), localizado na Avenida Weimar Gonçalves Torres. Também requereu providências para a instalação de um semáforo na Rua Cornélia Cerzosimo de Souza.

O vereador Junior Rodrigues (PR) requereu adequação das vagas de estacionamento no canteiro central da Rua João Cândido Câmara e limpeza e roçada no Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal) inativo e na estação de tratamento de esgoto localizados no Parque do Lago I.

Vereadores receberam representante da Aldeia Bororo em Dourados (Foto: Thiago Morais)

Fale com a Redação