26.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Prefeitura da Capital prepara reforma da Previdência

Publicado em 06/11/2017 06h44

Prefeitura da Capital prepara reforma da Previdência

Além de aumento na alíquota de contribuição, auditoria na folha e monetização de ativos são alternativas

Da redação

Assim como o governo do Estado fez na semana apassada, elevando a alíquota de contribuição dos servidores e também a patronal, o município de Campo Grande também enviará ao Legislativo alterações na Previdência dos funcionários públicos municipais

Atualmente, na Capital, três servidores ativos trabalham para pagar a aposentadoria de apenas um funcionário municipal inativo. Dentro de dez anos, segundo o secretário de Planejamento e Finanças, Pedro Pedrossian Neto, a proporção deve cair e haverá menos servidores em atividade para um quadro muito maior de aposentados.

A conta que se faz é a seguinte: em 2016, 16.271 profissionais ativos contribuíram com 11% dos seus salários para pagarem 5.014 aposentados municipais. Estima-se que até 2026 haja 9.671 inativos no quadro da Previdência de Campo Grande, que serão sustentados por 18.738 trabalhadores em idade de produção, o que equivale a 1,93 ativo trabalhando para o pagamento de um aposentado.

A equivalência revela duas coisas: o porcentual de aumento na quantidade de aposentados é maior que a inclusão de ativos no quadro municipal, e o desconto de 11% nos salários de quem está em idade de contribuição e os 14% repassados pelo Poder Municipal são insuficientes para dar conta do pagamento das aposentadorias.

Alteração no índice de contribuição e monetização de bens são formas que mais vão encher os cofres previdenciários - Valdenir Rezende

Fale com a Redação