22.8 C
Campo Grande
terça-feira, 16 de abril, 2024
spot_img

Solenidade reconhece e valoriza aqueles que ajudam a população idosa de MS

Publicado em 29/06/2017 13h45

Solenidade reconhece e valoriza aqueles que ajudam a população idosa de MS

AL/MS

Na tarde desta quarta-feira (28/6), a Assembleia Legislativa realizou sessão solene para entregar a Comenda de Honra ao Mérito Legislativo ‘Amigo do Idoso’, que foi instituída pela resolução 1/2017. A finalidade da honraria é homenagear as pessoas que prestaram relevantes serviços a população idosa de Mato Grosso do Sul. A proposição é da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Poder Legislativo.

Dados do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa apontam que são aproximadamente 352 mil idosos em Mato Grosso do Sul, sendo 113 mil em Campo Grande. “A Comenda é o reconhecimento da Casa de Leis para que todos que contribuem com seu trabalho em prol de melhorar a vida das pessoas idosas. Mato Grosso do Sul envelhece. Nos próximos 30 anos, a cada quatro pessoas, uma será idosa e nós precisamos preparar o futuro agora com ações mais imediatas”, destacou o coordenador da Frente Parlamentar, deputado Renato Câmara (PMDB).

O parlamentar complementou falando dos avanços da Frente. “Temos como desafio buscar novos recursos, como por exemplo, a minuta que discutimos para a criação do fundo estadual do idoso, que já está na mesa do governador para que ele possa sancionar. Com este fundo será possível termos recursos novos para atender à população idosa nas instituições que trabalham com essas pessoas”, disse o deputado.

Já a secretária de Direitos Humanos e Assistência Social e Trabalho, Elisa Cleia Nobre, que atua há mais de 20 anos com o idoso, também reforçou a necessidade de reconhecer quem auxilia na causa. “Todo o reconhecimento do nosso trabalho é benéfico e este reconhecimento para todas as pessoas que acompanham de alguma maneira o trabalho com os idosos, que é um segmento que precisa ser lembrado, pois necessita de muitas ações para que ele possa avançar. É preciso trabalhar todas as ações que envolvem o idoso com mais humanidade, com mais carinho, com mais atenção e ser reconhecido por isso”, registrou a secretária.

O deputado João Grandão (PT), que também faz parte da Frente, declarou a importância de envelhecer bem. “Existem várias formas para o envelhecimento de forma saudável. É importante termos políticas públicas que atendam a pessoa idosa. Temos como missão criar possibilidades para quem merece ser muito bem tratado”. Já o deputado Professor Rinaldo Modesto (PSDB) falou da necessidade de um bom atendimento ao idoso. “Em cada canto da cidade deveria ter um centro de convivência equipado para atender aquele que ajudou a construir essa sociedade, cidade e Estado”, salientou.

“Hoje temos 28 conselhos instituídos em Mato Grosso do Sul, o que representa 35% , e é muito pouco perto do precisamos avançar, mas eu me sinto muito motivado por temos uma Frente Parlamentar atuante e que tem a sensibilidade com a causa e que nos ajuda muito. O segmento cresce a cada ano e precisa ser entendido com uma política pública. Trago como alerta os números do ‘Disque 100’, que em 2016 recebeu mais de 32 mil ligações contra a pessoa idosa”, informou o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, João Gomes Machado Neto.

O presidente da Associação de Idosos de São Gabriel do Oeste, Aymoré Marinho, falou em nome dos homenageados. “Primeiro de tudo, quero agradecer ao reconhecimento de toda uma trajetória pelos meus 25 anos dedicados à causa. É muito importante para nós que militamos nesta área dar visibilidade ao processo de envelhecimento no estado de Mato Grosso do Sul. O Parlamento está de parabéns porque ajuda elevar a dignidade da população que aqui vive e ainda possibilita que a sociedade sul-mato-grossense faça uma leitura do que está acontecendo no âmbito da terceira idade”, afirmou em seu discurso o presidente.

“Idade se mede pela mentalidade e não pela idade biológica. Vocês merecem e muito esta homenagem. Nós devemos olhar o idoso como um tesouro precioso, um ser que tem muita sabedoria para passar”, considerou o arcebispo emérito da arquidiocese de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello.

Participaram também da cerimônia os deputados Herculano Borges (SD), Junior Mochi (PMDB) e Marcio Fernandes (PMDB) e o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD).

Homenageados – Ana Lúcia de Alcântara Dias, Aymoré Marinho, Cristiane Barreto Nogueira Rizkallah, Edmea Almeida Couto, Edméia Pacheco de Oliveira, Eduardo Ramires Meza, Idileida Aparecida Miranda Lima, Iracy Rocha de Oliveira, Irineu Martins, Irmã Marlene Barbosa da Silva, João Alves da Silva, João Augusto Pereira de Souza, João Carlos Scaff, João Gomes Machado Neto, João Maria Lós, José de Arruda, José Laerte Cecílio Tetila, José Roberto Pelegrino, Leiner Maura Alves Vieira de Mello, Letícia de Morais Santullo, Lucas Alves dos Santos, Márcia Regina Martins Alvarenga, Márcia Terezinha Ratti, Maria Aparecida Francisco de Oliveira Rocha, Maria da Glória Vieira Lorenzeetti, Maria Neide de Araújo da Silva, Neila Barbosa, Neuza Souza Brito, Olívia Tolfo Bacchiegas, Osvaldo Ramos Miranda, Rosa Izabel Ajala, Rosângela Quintana Alfonso Gonzaga, Wladimir Alvez e Zilda Catureba da Silva Marcon.

A solenidade foi realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, nesta quarta-feira
Foto: Wagner Guimarães

Fale com a Redação