Prevenção
Publicado em 11/07/2018 13h27

Prefeitura começa monitoramento das árvores da Afonso Pena e Mato Grosso

Segundo Semadur, 43 árvores estão sendo monitoradas na região central da Capital.

Da redação

A partir do diagnóstico obtido nas vistorias serão iniciados os tratamentos adequados - Foto: Álvaro Rezende A partir do diagnóstico obtido nas vistorias serão iniciados os tratamentos adequados - Foto: Álvaro Rezende

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), começou na manhã desta quarta-feira (11), o trabalho de monitoramento e diagnóstico da saúde das árvores dos canteiros centrais das avenidas Afonso Pena e Mato Grosso, região central de Campo Grande. A ação de manejo tem finalidade pre prevenção e preservação das espécies.

Ainda de acordo com a Semadur, a partir do diagnóstico, por meio dos laudos de vistorias emitidos pelos agentes fiscais, serão iniciados os tratamentos adequados a cada caso.

Entre as ações estão, por exemplo, podas, remoção de galhos, controle de pragas e, quando necessário, a realização de dendrocirurgia (técnica que objetiva a recuperação da árvore através da eliminação de tecidos necrosados e possível utilização de fungicidas).

O trabalho iniciado hoje dá continuidade ao serviço de monitoramento e diagnóstico da saúde fitossanitária, realizado desde o ano passado, para prevenir e preservar as espécies.

"Nossa intenção é avaliar cada árvore e elaborar uma relatório sobre a condição delas, que será entregue até setembro", explica a agente fiscal de meio ambiente, Cleonice Zanella.

Os trabalhos estão sendo realizados por equipe da prefeitura acompanhada por técnicos em 43 árvores dos canteiros centrais.

Guia de Arborização Urbana

Para quem necessita de informações sobre a correta manutenção das árvores, a Semadur disponibiliza em seu site o Guia de Arborização Urbana, uma forma prática quanto aos corretos procedimentos e técnicas para o planejamento da arborização.

O material traz informações sobre a escolha adequada da espécie, forma correta de plantio e manutenção da árvore, além de dicas sobre poda e remoção.

Só clicar no link Guia de Arborização Urbana.

 
component obsolete or component error