22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março, 2024
spot_img

Segurança Pública anuncia operação em pontos de fronteira em 9 estados

Publicado em 19/07/2018 16h42

Segurança Pública anuncia operação em pontos de fronteira em 9 estados

Campo Grande será base logística e operacional da ação.

Da redação com EBC

Cerca de 300 integrantes da Polícia Federal e da Força Nacional reforçarão pontos de fronteira em nove estados por meio da Operação Fronteira Segura, anunciada pelo ministério da Segurança Pública nesta quinta-feira (19), durante o Fórum Permanente de Segurança na Fronteira de Mato Grosso do Sul realizado na manhã desta quinta-feira (19), em Campo Grande. A base logística e operacional da ação será a Capital.

A distribuição do efetivo será feita nos postos avançados de fronteira, conforme necessidade operacional e planejamento da PF, tendo como base a cidade na Capital, onde será instalado o comando responsável pelo apoio operacional e administrativo. Os estados que receberão efetivo inicialmente são Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

De acordo com o ministro, a ação vai “prevenir e reprimir crimes transnacionais, especialmente a entrada de drogas e armas.”

O suporte da Força Nacional à PF nos postos de fronteira será feito até o fim de novembro, prazo que pode ser prorrogado. Além desses novos apoios em cidades como Oiapoque (AP), Tabatinga (AM), Epitaciolândia (AC), Guajará-Mirim (MS) ou Paraíso (SC), a Força Nacional já dava suporte à PF, desde 2017, em Pacaraima (RR), Caarapó (MS) e Foz do Iguaçu (PR).

A Força Nacional é um programa de cooperação federativa entre União, estados e Distrito Federal criado para prestar apoio aos entes federativos contra o crime e a violência em qualquer ponto do país. Ela é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Segurança Pública (MSP), ao qual também é subordinada a Polícia Federal.

Ainda de acordo com o ministro, neste ano o governo federal vai pontencializar o investimento na PF e na Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Serão R$ 200 milhões a mais na Polícia Federal e R$ 250 milhões na Polícia Rodoviária Federal”, revelou.

Ministro da Segurança Pública Raul Jungmann durante o Fórum Permanente de Segurança na Fronteira. Jacklin Andreucce/TV MS Record

Fale com a Redação