21.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de abril, 2024
spot_img

Senado analisa criar polícia nacional para tentar cobrir fronteiras

Publicado em 17/02/2018 08h12

Senado analisa criar polícia nacional para tentar cobrir fronteiras

PEC prevê tirar da Polícia Federal a atribuição de atuar na região

Agência Senado

Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada no início de fevereiro cria a Polícia Nacional de Fronteiras. A PEC 3/2018 inclui a nova corporação no capítulo sobre a Segurança Pública, ao lado das polícias federal, rodoviária, ferroviária, civil, militar e de corpos de bombeiros.

Além de criar a Polícia de Fronteiras, a PEC, do senador Wilder Morais (PP-GO), tira da Polícia Federal a atribuição constitucional de “exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras”.

Ao mesmo tempo, atribui à nova força policial o exercício dessas funções e determina que a Polícia de Fronteiras trabalhe em colaboração com todas as outras polícias já existentes e com “a administração fazendária e as Forças Armadas”.

Wilder Morais afirma na justificação de sua PEC que os crimes transfronteiriços estão “na raiz do caos que assola a segurança pública brasileira e demandam uma resposta forte”.

Ele comenta que o Brasil tem mais de 16 mil quilômetros de fronteiras terrestres e outros 7 mil de costa marítima, extensão penosa de vigiar para impedir a entrada de drogas e armas.

O senador também afirma que o Brasil tem fronteiras com três dos maiores produtores de cocaína do mundo – Colômbia, Peru e Bolívia. Destaca ainda que a fronteira com o Paraguai é historicamente usada para contrabando de todo tipo.

“Entendemos que essa força policial especializada, recrutada entre cidadãos com vocação para viver e atuar na região de fronteiras, com treinamento específico e estruturada em carreira única, representará uma medida de fundamental importância para vencermos a guerra contra o tráfico de drogas e armas, além de contribuir para a preservação da soberania do território brasileiro e das nossas riquezas naturais”, justifica Wilder Morais.

O parlamentar antevê que a criação da nova força deverá ser feita de maneira gradual, planejada e progressiva, para que o Poder Executivo possa estruturar os recursos orçamentários necessários. A PEC 3/2018 aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

SITUAÇÃO LOCAL

Em Mato Grosso do Sul, há divisa com dois países que exportam armas e drogas: Bolívia e Paraguai. Na região de Ponta Porã e outros municípios, onde há proximidade com municípios paraguaios, o Estado já tem uma polícia especializada, que é o Departamento de Operações de Fronteira (DOF).

No estado vizinho, em Mato Grosso, também há uma unidade especializada denominada Grupo Especial de Fronteira, que tem unidades na divisa com Bolívia.

Policiais do DOF em empreensão de drogas.

Fale com a Redação