18.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de abril, 2024
spot_img

Aplicativo ’99POP’ começará a funcionar em Campo Grande

Publicado em 09/10/2017 19h10

Aplicativo ’99POP’ começará a funcionar em Campo Grande

O aplicativo de viagens de táxi e carona paga é similar ao UBER

Correio do Estado

Aplicativo de celular conhecido por oferecer viagens de táxi e que funciona em Campo Grande há cerca de dois anos, o 99 agora vai ser um concorrente da Uber nos serviços de caronas pagas na cidade. Desde o sábado (7), usuários estão sendo informados de que entrará em funcionamento na Capital nas próximas semanas o ’99 Pop’, aplicativo similar à Uber.

“Estamos chegando na sua cidade pra levar você e a galera toda aos melhores lugares, conhecendo cada canto e ouvindo boas histórias do banco da frente. Essa é a nossa viagem! Embarcar todos juntos sempre com carros novinhos, motoristas gente boa e preço bacana”, diz o comunicado da 99 que está sendo entregue aos usuários do seu aplicativo habitual para táxis.

Segundo a reportagem apurou, por enquanto o 99 está em fase de cadastramento de motoristas. Não há prazo para o início de seu funcionamento. Procurada através de sua assessoria de imprensa, a empresa não respondeu até a publicação desta reportagem.

Em São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), onde o ’99 Pop’ funcionou pela primeira vez no início deste ano, os preços são similares aos cobrados dos usuários da Uber. O passageiro pode escolher entre a modalidade carona e ao menos três tipos de táxis, com preços diferentes, ao ligar o aplicativo e informar o seu trajeto.

Como vantagem nesses locais, o 99 atende áreas não cobertas pela Uber, por questões como alta incidência de assaltos, e também não tem alterações de preços em horários de pico, chamada de ‘tarifa dinâmica’ pelo pioneiro do serviço em Campo Grande.

Aos motoristas, a 99 tenta atrair motoristas oferecendo uma taxa de cerca de 17% do valor das corridas a ser cobrada, além de crédito instantâneo ao profissional do montante a que tem direito. Na Uber, esse desconto pode chegar a 25% e os repasses são mensais.

Será o terceiro aplicativo a iniciar atuação na Capital. Depois da Uber, que iniciou operação na cidade em setembro do ano passado, desde abril funciona também o K-rona Gold, ainda de baixa adesão, e que cobra R$ 1 para cada quilômetro rodado dos usuários e R$ 270 mensais dos motoristas cadastrados.

BRIGAS

O ’99 Pop’ vem em meio ao imbróglio envolvendo a Prefeitura e os aplicativos de transporte público inhdividual desde maio, quando o prefeito Marcos Trad (PSD) baixou decreto com uma série de normas ao serviço, como a realização de cursos de formação como os exigidos aos taxistas, identificação externa dos veículos, utilizar carros com até cinco anos de fabricação, comprado no nome do profissional, e cadastramento através da MEI (Microempreendedor Individual), com recolhimento de impostos e informações de corridas à Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), que fiscalizaria o serviço.

No início de agosto, no entanto, o juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, suspendeu por tempo indeterminado os efeitos do decreto após uma ação movida pelo Ministério Público Estadual.

A alegação do magistrado é de que os serviços oferecidos pelas caronas pagas são os mesmos “das agências de viagens, quando um cliente contrata um transfer ou uma viagem de carro particular” e não “um serviço de transporte público essencial.”

Serviço oferece táxis e carona paga - Divulgação

Fale com a Redação