26.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

População pode solicitar cadastro para comunicação de desastres naturais

Publicado em 20/01/2018 19h56

População pode solicitar cadastro para comunicação via SMS de desastres naturais

Dezoito municípios de MS estão em situação de emergência

Da redação

Todos os moradores de Mato Grosso do Sul podem realizar o cadastro, pelo celular, para receber alerta de desastres naturais. O serviço é feito pela Defesa Civil, que tenta anteceder situações de emergência para evitar danos maiores a famílias. Atualmente, 18 cidades, das 79 existentes no Estado, estão sob decreto municipal de situação de emergência por conta das chuvas intensas.

Basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP de interesse. O mesmo usuário poderá cadastrar mais de um CEP para receber os alertas. Também poderá deixar de receber o serviço quando desejar. A partir do cadastramento, o telefone e o respectivo endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada.

Não se trata de previsão do tempo, mas de alertas sempre que houver situação que requeira atenção especial ou medidas preventivas. Os avisos serão elaborados e repassados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MS).

Desde o início do serviço em Mato Grosso do Sul, ainda não foi necessário enviar nenhum aviso especial à população. Quando isso ocorrer, a Defesa Civil alerta que a população não deve entrar em pânico, mas ficar atenta às informações para agir preventivamente.

Situação de emergência

No Estado, 18 municípios estão sob decreto municipal de situação de emergência por conta das chuvas intensas dos últimos meses. São eles: Coronel Sapucaia, Deodápolis, Batayporã, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Japorã, Eldorado, Miranda, Rio Verde de Mato Grosso, Bataguassu, Porto Murtinho, Sete Quedas, Tacuru, Iguatemi, Mundo Novo e Amambai.

Em oito deles – Coronel Sapucaia, Tacuru, Eldorado, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Sete Quedas, Iguatemi e Porto Murtinho, a Defesa Civil Estadual já homologou a situação e o Governo do Estado enviará recursos para auxiliar na reconstrução, a fim de impedir que as estradas e acessos danificados prejudiquem o escoamento da produção e o retorno às aulas, marcado para 15 de fevereiro.

“O governo do Estado está arcando com o óleo diesel, repasse emergencial em dinheiro e mais maquinário, tudo isso para evitar qualquer tipo de prejuízo principalmente para o início do ano letivo, que inicia em fevereiro, e escoamento da nossa safra”, declarou Rose Modesto no dia 15 de janeiro, quando estava no cargo de governadora interina devido às férias de Reinaldo Azambuja.

População pode solicitar cadastro para comunicação de desastres naturais

Fale com a Redação