27.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Qual a senha do Wi-Fi? Uma a cada cinco casas conectadas do Brasil usa internet do vizinho

Publicado em 06/09/2017 09h54

Qual a senha do Wi-Fi? Uma a cada cinco casas conectadas do Brasil usa internet do vizinho

Conveniência e busca por preço menor criam fenômeno de conexão compartilhada, mostra pesquisa.

G1

Para alguns vizinhos, perguntar a senha do Wi-Fi é tão casual quanto pedir açúcar emprestado ou reclamar para que abaixe o volume da música alta.

Uma a cada cinco casas conectadas do Brasil usa internet do vizinho, mostra a TIC Domicílios 2016, uma pesquisa que traz o raio-X da internet brasileira.

Pelo Wi-Fi

E a partilha da conexão fixa sem fio está no centro desse fenômeno, afirmou o coordenador do estudo, Windows Oyadomari. “Quem compartilha faz isso majoritariamente pelo Wi-Fi”, diz.

Para 18% dos domicílios brasileiros, usar internet do vizinho é a forma de se manter conectado. Esse índice era de 13% em 2014.

A disseminação da conexão compartilhada acompanha o avanço do Wi-Fi nas residências. Passou de 66% há três anos para 80% em 2016.

UMA A CADA 5 CASAS ONLINE NO BRASIL PEGA INTERNET EMPRESTADA DO VIZINHO

Vamos rachar a conta?

A maior presença de Wi-Fi nas casas, diz Oyadomari, é apenas um dos fatores responsáveis pela onda de internet dividida. O outro é o preço.

“Alguns domicílios racham a conta e roteiam a internet”, diz.

E a generosidade? “Isso a gente nem pergunta”, brinca o pesquisador. “A gente não pergunta de que forma compartilha, se racha a conta ou se é Gatonet. Nada disso. A gente só pergunta se a internet daquele domicílio é usada no vizinho.”

Só que um dos detalhes trazidos pela pesquisa é que o preço para contratar internet é o principal motivo para residências se manterem desconectadas.

Assim, explica Oyadomari, é melhor dividir a mensalidade com o vizinho do que ficar offline. “Eles compartilham para viabilizar a assinatura. A divisão pode sim ser uma estratégia.”

A questão do preço é um impeditivo tão grande que o índice de casas que compartilham internet é maior onde as rendas são menores:

  • 30% na área rural

  • 28% no nordeste

  • 27% entre domicílios com renda de até 1 salário mínimos

  • 27% nas casas das classes DE

“A questão do preço é um fator limitante, tanto para a assinatura quanto para desembolso do uso da internet no telefone”, diz Oyadomari.

O curioso é que o uso do Wi-Fi não é tão disseminado entre as casas que se encontram nessas condições.
Enquanto 81% das residências urbanas possuem esse tipo de conexão, abrange 59% daquelas localizadas na zona rural. Enquanto 51% dos domicílios das classes DE têm Wi-Fi, esses índice chega a 98% na classe A.

“O fato de ter menos Wi-Fi não significa que elas vão compartilhar menos. Pelo contrário, é a escassez que promove o compartilhamento”, diz o pesquisador.

Fixo x Móvel

A TIC Domicílios 2016 foi feita pelo Cetic.br, órgão vinculado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br). Foram entrevistados moradores de 23 mil domicílios em mais de 350 municípios de todo o Brasil entre novembro de 2016 e junho de 2017.

Segundo o estudo, 54% das casas do Brasil já possuem acesso à internet: 36,7 milhões de residências. Em relação a 2015, houveavanço de três pontos percentuais.

A inclusão digital cresceu, mas foi puxada pelo avanço da conexão móvel. A banda larga fixa ficou estagnada entre 2015 e 2016, quando quase 2 milhões de casas ficaram online com 3G e 4G.

“O móvel está chegando e o fixo, não”, diz Oyadomari. Ele explica que a disponibilidade de infraestrutura de redes cabeadas é mais escassa em certas regiões.

Outra razão para o descompasso nas velocidades de disseminação da internet fixa e móvel passa novamente pelo dinheiro: o modo de pagamento. “Na fixa, o desembolso é mensal e na móvel, diária. Você tem estratégias diferentes.”

Jovens acessam internet no celular por meio do Wi-Fi. (Foto: Adriel Mattos)

Fonte: TIC Domicílios 2016 / Cetic.br

Fale com a Redação