20.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 24 de abril, 2024
spot_img

Uber teve dados de 57 milhões de usuários roubados por hackers

Publicado em 22/11/2017 06h23

Uber teve dados de 57 milhões de usuários roubados por hackers

Empresa omitiu informações sobre o vazamento, que aconteceu em 2016

R7

Dados pessoais de cerca de 57 milhões de usuários e motoristas do Uber foram vazados em 2016. A empresa comunicou o ocorrido nessa terça-feira (21) por meio de uma postagem de seu CEO, Dara Khosrowshahi. De acordo com a agência de notícias Bloomberg, o aplicativo de transporte teria pago US$ 100 mil (cerca de R$ 330 mil) para manter o caso em segredo.

De acordo com Khosrowshahi, duas pessoas de fora da empresa tiveram acesso a dados de usuários hospedados em servidores contratados pelo Uber. O executivo ainda afirmou que os nomes e números de carteira de motorista de 600 mil motoristas dos EUA também foram revelados.
Entre os dados vazados dos usuários estão: nomes, endereços de e-mail e números de celular de vários lugares do mundo. Questionada pela reportagem, a assessoria de comunicação do Uber ainda não informou se havia dados de usuários brasileiros nesse vazamento.

Os hackers ganharam acesso aos dados por meio do GitHub, um serviço que permite que programadores colaborem na criação de códigos. Usando esse serviço, os criminosos roubaram senhas do Uber para um serviço de hospedagem na nuvem onde eles puderam baixar os dados de passageiros e motoristas.

Após o vazamento dos dados e o pagamento dos hackers, o Uber demitiu seu chefe de segurança Joe Sullivan e um de seus assessores, Craig Clark pela forma como responderam ao problema.

Controvérsias

Khosrowshahi subsitituiu o co-fundador do aplicativo Travis Kalanick em agosto. Na época, Kalanick foi criticado por promover uma cultura sexista e pela quebra de regras na companhia. Na época, o criador do app foi filmado enquanto repreendia um motorista do Uber que se queixou da queda de salários na plataforma.

O atual presidente-executivo do app afirma que revelou a situação por conta de seu compromisso de criar uma empresa transparente com seus funcionários e usuários.

— Nada disso deveria acontecer e eu não vou inventar desculpas.

Nomes, e-mails e números de celular cadastrados no Uber foram vazados
Freestocks.org/Pexels

Fale com a Redação