21.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 24 de abril, 2024
spot_img

Tenente-coronel da PM preso na Operação Oiketicus será julgado hoje

O oficial é acusado de integrar organização criminosa formada por policiais que dava suporte ao contrabando de cigarros.

20/09/2018 06h10
Por: Redação

A Auditoria Militar julgará nesta quinta-feira (20), o tenente-coronel da Polícia Militar Admilson Cristaldo Barbosa, em um dos processos decorrentes da Operação Oiketicus, que denunciou 28 policiais militares por participação na Máfia do Cigarro.

O oficial está preso desde 16 de maio no Presídio Militar em Campo Grande, quando o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), braço do Ministério Público Estadual, e a Corregedoria da Polícia Militar deflagraram a primeira fase da Oiketicus.

A intimação para comparecer ao julgamento, no entanto, foi publicada no Diário Oficial da Justiça no fim do mês de agosto.

Operação Oiketikus

A Operação Oiketikus foi desencadeada pelo Gaeco e pela Corregedoria Geral da Polícia Militar. Ao todo, 28 policiais foram denunciados por corrupção passiva e organização criminosa, por integrarem a chamada “Máfia dos Cigarreiros”.

De acordo com a denúncia do Gaeco, os cigarreiros agiam associados desde o início de 2015, estruturalmente ordenados e com divisão de tarefas. As atividades eram desenvolvidas em dois grandes núcleos.

O primeiro compreendia a região de Bela Vista, Jardim, Guia Lopes da Laguna, e Bonito; ao passo que o segundo Maracaju, Dourados, Naviraí, Mundo Novo, Iguatemi, Japorã e Eldorado.

Todas as cidades fazem parte da chamada ‘rota cigarreira’, que integra rodovias, estradas e cabriteiras usadas para transportar cigarros produzidos no Paraguai e vendidos ilegalmente nas ruas de cidades brasileiras a preços bem menores que os oficiais, por não pagar impostos.

Henrique Kawaminami/MidiaMAx

Fale com a Redação