22.8 C
Campo Grande
terça-feira, 23 de abril, 2024
spot_img

Agronegócio e comércio tem relacionamento “umbilical”, diz presidente do Sindicato Rural

Publicado em 20/04/2018 14h15

Agronegócio e comércio tem relacionamento “umbilical”, diz presidente do Sindicato Rural

Da Redação

O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damália, destacou o quão atual é a proposta da 12ª Exposhopping – “Plantas, Flores e Sustentabilidade”, que trará comercialização, produção e estratégias de desenvolvimento sustentável nesta área. A exposição realizada pela Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) acontece entre os dias 11 e 20 de maio, durante a 54ª Expoagro.

Damália ressaltou que esta é a primeira vez que o segmento de flores e plantas ornamentais é trazido à 54ª Expoagro, com um espaço amplo e repleto de programações como será a Exposhopping em 2018.

Ele lembra que embora sejam segmentos diferentes, o agronegócio e o comércio tem um relacionamento “umbilical”, ou seja, em que um depende do outro. “Nós fazemos parte de uma grande cadeia produtiva e temos a mesma finalidade”, disse. “Eu costumo dizer que a presença da Aced na Expoagro é a cereja do bolo”, acrescentou.

Para este ano, a associação traz na 12ª Exposhopping o fomento à comercialização de plantas e flores, paisagismo na área de projetos, móveis para grandes e pequenos espaços, máquinas de manutenção e manejo, e produtos como fertilizantes e defensivos. Haverá ainda produtos recicláveis, de reaproveitamento, além de workshops e palestras com foco a ensinar pessoas de todas as idades como manejar hortas, mudas, plantio de árvores, entre outros.

“É um foco bastante atual, quando parte para a ecologia. Qualquer ecossistema tem que estar equilibrado. É um lado que a gente tem que olhar com carinho porque é o que a gente vive”, ressalta Damália, ressaltando que as questões que envolvem o desenvolvimento sustentável estarão presentes na exposição.

O produtor rural deve ser o maior interessado em preservar o meio ambiente na visão do presidente, para evitar problemas como erosão, degradação do solo e pragas, por exemplo. “O produtor rural trabalha e é o que mais tem que cuidar do meio ambiente, porque quando há desequilíbrio, quando não preservamos, somos os primeiros a ser punidos pela natureza”, afirmou.

Além do Sindicato Rural, também são parceiros o Governo do Estado, Hospital de Amor de Barretos, OCA Ambiental, Prefeitura de Dourados, Sebrae/MS, Senac/MS, Senar/MS, Galpão das Artes Guaicurus, Família Meurer e Unigran.

Presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damália e presidente da Aced, Elizabeth Salomão (Foto: Assessoria)

Fale com a Redação