20.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Etnias Guarani, Terena e Kaiowá recebem diploma centenário na câmara

Publicado em 19/09/2017 12h15

Etnias Guarani, Terena e Kaiowá recebem diploma centenário na câmara

CMDD

A Câmara de Dourados realizou, durante sessão solene desta segunda-feira (18), a entrega de Diploma Centenário para indígenas das reservas de Dourados. A honraria faz parte da comemoração dos 100 anos das reservas, celebrado no dia 03 de setembro. Na ocasião foram agraciados Teodora da Silva da etnia Terena, Alcindo da Silva da etnia Kaiowá e Luciano Arévalo da etnia Guarani, que não pode comparecer ao evento.

Para a vereadora e presidente da Casa de Leis, Daniela Hall (PSD), a entrega da honraria é uma forma de prestigiar as comunidades que fazem parte da história e também da cultura de Dourados. Ela lembrou ainda sobre a situação precária em que muitas famílias vivem e que desde que assumiu o mandato as acompanha e também sugere melhorias.

“É com sentimento de impotência que comemoramos este título, que foi sugestão do vereador Braz Melo. Sempre temos incomodado o poder público, visitamos as aldeias e, diante disso, realizamos relatórios e encaminhamentos para que melhorias sejam feitas nas aldeias, que muito necessitam. A nossa função é de fiscalizar e alertar as autoridades competentes sobre as mazelas que elas passam e com isso buscar melhorias a eles”, pontuou a vereadora Daniela.

Durante o evento, o presidente da Comissão de Assuntos Indígenas da OAB, Wilson Matos da Silva, falou sobre a importância da homenagem, assim como a vereadora Daniela, ele também lembrou a situação atual das aldeias e os problemas enfrentados pelos indígenas da reserva.

“É uma homenagem justa. A comunidade, ao longo da história, trouxe algumas vitórias, benefícios, tradições, comidas típicas, a alegria do povo indígena, mas também houve problemas, que se agravam a cada dia com a mistura e também confinamento de comunidades de índios de outras etnias. Sempre participamos da história do Estado e queremos continuar participando, por isso peço que essa Casa continue acompanhando e nos auxiliando. Sabemos que é difícil, mas não impossível”, disse Silva.

Os vereadores Cirilo Ramão (PMDB) e Braz Melo (PSC), ao usarem a tribuna, também parabenizaram as etnias pela comemoração do centenário e a importância delas para a história de Dourados.

A solenidade que foi realizada às 18h, no Plenário da Casa de Leis, antes da sessão ordinária / Foto: Thiago Morais

Fale com a Redação