O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) prorrogou até o dia 30 de julho o prazo para inscrições no Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica). A prorrogação também vale para pedidos de atendimento especializado e uso de nome social.
A prova será aplicada no dia 19 de outubro e cobrará conteúdos das áreas de clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema Enamed.
Avaliação obrigatória para concluintes de Medicina
Lançado neste ano de 2025, o Enamed é obrigatório para todos os concluintes de cursos de Medicina que estejam habilitados e inscritos no Enade. Já profissionais formados ou estudantes de outros períodos poderão participar de forma voluntária, caso queiram utilizar o desempenho em processos seletivos do Enare (Exame Nacional de Residência), voltado para ingresso em especializações médicas.
Objetivo do exame
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o exame tem como principais metas:
- Verificar as competências e habilidades adquiridas pelos estudantes concluintes dos cursos de Medicina;
- Aprimorar os cursos com base nos resultados da avaliação;
- Unificar o Enade com a prova teórica do Enare, oferecendo um modelo padronizado de avaliação da formação médica;
- Assegurar que os futuros médicos estejam aptos a atuar no SUS, com formação adequada às demandas da saúde pública brasileira.
Mais informações estão disponíveis no site oficial do Enamed, e dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com o Inep.