Início Campo Grande Acadêmicos de Arquitetura promovem acessibilidade na 6ª edição da Casa do Estudante

Acadêmicos de Arquitetura promovem acessibilidade na 6ª edição da Casa do Estudante

Visitação nas casas projetadas para a mostra é gratuita e pode ser feita até o dia 30 deste mês

14/10/2019 11h55
Por: Redação

Cada dia que passa a acessibilidade faz mais parte do cotidiano das pessoas. Promover o direito de ir e vir é fundamental não apenas em órgãos ou locais públicos, como parques, instituições ou repartições, mas também nas moradias que é onde, teoricamente, as pessoas passam boa parte do dia. Esse é o tema escolhido para a 6ª edição da Casa do Estudante da UNIGRAN. Uma mostra confeccionada por acadêmicos do 2º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Para Giovanna Moraes, de 18 anos que é acadêmica do período matutino, participar deste projeto, além de colocar em prática a teoria aplicada em sala de aula, ajudou a entender melhor o dia a dia de uma pessoa com qualquer tipo de dificuldade de locomoção.

“Nosso grupo projetou uma casa toda adaptada para a realidade de uma pessoa que precisa da cadeira de rodas para se locomover, então a cama é baixa, os móveis dentro da residência não podem ser maiores que um metro de altura, a área de giro tem que ser expandida para que a pessoa não bata nos móveis enquanto estiver se locomovendo, as portas precisam ser mais largas e os banheiros também adaptados. É um estilo de vida totalmente diferente e que precisa ser respeitado”, diz.

Ainda de acordo com a estudante, participar da mostra é muito válido para colocar em prática trabalho em equipe, divisão de tarefas e também a sociabilidade.

“Desde a projeção de como a casa seria até o fato de estar pensando em como vai ser meu futuro, cada detalhe como buscar os materiais ou erguer as paredes, foi de extrema importância para a minha formação e eu com certeza jamais vou me esquecer desta experiência”, ressalta.

O projeto é coordenado pela professora da disciplina de Projeto II, Rosane Lima. “As duas casas de, aproximadamente, 40m2, foram projetadas e construídas pelos acadêmicos que se dividiram em dois grupos, os alunos do matutino e os do noturno, que trabalharam em cima do tema ‘acessibilidade’. As casas foram todas adaptadas pensando na mobilidade das pessoas com deficiência física e visual, além de focar também na sustentabilidade, uma vez que os alunos utilizaram materiais recicláveis para a conclusão do projeto, o foco foi direcionado para o aproveitamento dos materiais”, afirma Lima.

A mostra está sendo realizada no saguão do bloco 10 da UNIGRAN e pode ser visitada até o dia 30 de outubro. A entrada é gratuita. “Todos estão convidados para visitar nossa mostra e serão muito bem-vindos. A criatividade dos alunos está espetacular e os projetos de ambas as casas estão surpreendentes”, destaca a professora.

Sair da versão mobile