21.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março, 2024
spot_img

Expojardim 2019: ExpoKids e Vitrines recebem mais de 170 pessoas

Eventos foram realizados pelo Senar/MS, em Jardim

30/04/2019 17h48
Por: Sistema Famasul

Agro sustentável desde cedo. Foi esse o principal ensinamento que motivou a participação de, aproximadamente, 50 crianças de escolas municipais de Jardim, localizado a 230 quilômetros de Campo Grande, da oficina ExpoKids, na última sexta-feira (26), promovida pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, durante a ExpoJardim.

Os pequenos aprenderam sobre o plantio de mudas em copos descartáveis reaproveitados, como detalhou, o coordenador do programa Hortifrúti Legal, Dorly Pavei: “O trabalho feito com a Vitrine Hortifrúti, em parceria com o Sindicato Rural de Jardim, teve como finalidade apresentar as tecnologias que podem ser implementadas na região. Em conjunto a isso, surgiu a parceria com a Secretaria Municipal de Educação para a ExpoKids, para que as crianças tivessem uma ação educativa de ensinar o plantio de mudas em copos descartáveis que foram utilizados para beber água e que seriam descartados”.

Para a professora, Élida Maria Ferreira de Oliveira, da escola Beracy Brunet Barbosa, a oficina traz um diferencial às crianças. “A ação é muito importante porque para a criança estando aqui, mexendo na terra, aprende e dá um valor diferenciado no trabalho do agro”, comentou.

O aluno da 7ª série da escola MARC, Rafael Duran Carvalho, ressaltou que gostou bastante da ação do Senar/MS. “Achei muito legal a aprender a plantar. Agora dá para ter uma planta lá em casa também”, elogiou.

A ExpoJardim também recebeu a Vitrine Mais Inovação, referente à assistência técnica e gerencial voltada à pecuária de corte. Ao todo, foram 54 pessoas participaram da ação.

O supervisor do ATeG, da vertente de bovinocultura de corte, Térsio Ramalho, explicou: “O objetivo do evento foi mobilizar novos produtores, principalmente, aqui na região de Jardim onde há uma boa demanda de pecuária e integração com agricultura. As palestras trataram resultados de sucesso de uma propriedade atendida pelo programa e também as alternativas para a integração”, detalhou

Conforme o presidente do Sindicato Rural de Jardim, Deny Meireles Nociti, a iniciativa já deu resultados. “Com muita satisfação que agradeço o Senar/MS e esse grande apoio que nos dá como sindicato rural, com a estrutura montada e pronta para atender os produtores da região. A expectativa é formar já duas turmas agora com o programa”, agradeceu.

Adilson Shiraishi, gerente da Fazenda Aleluia, contou um pouco sobre o que mudou na propriedade após a entrada do programa. “Quando começamos, só tínhamos mensuração pelo extrato bancário e hoje nós conseguimos coletar dados, inserir em planilha e fazer um diagnóstico em relação a indicadores. Todo suporte técnico é dado também na parte do gado, sanitária e agronômica”, resumiu.

Já no sábado (27), a programação do Senar/MS continuou na feira agropecuária. Após as crianças, a Vitrine Hortifrúti Legal reuniu cerca de 70 pessoas. A produtora Laura Nunes, de Maracaju, avaliou o evento. “É muito importante porque um tipo de evento desse só tem a acrescentar para nós produtores rurais”, comentou.

Para o produtor, Jorge Gonçalves, também de Maracaju, as novidades são de grande valia. “Novas culturas, novos manejos. Conhecimento para nós é muito importante, muita riqueza que vamos levar para a propriedade”, finalizou.

Divulgação

Fale com a Redação