23.8 C
Campo Grande
terça-feira, 16 de abril, 2024
spot_img

Presidente da Aprosoja MS assume coordenação da Comissão de Direito de Propriedade do IPA

20/03/2019 16h08
Por: Assessoria de imprensa

O presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), Juliano Schmaedecke, assume a partir desta semana a coordenação da Comissão do Direito de Propriedade, do Instituto Pensar Agro (IPA). O Instituto é formado por diversas entidades brasileiras, que tem por finalidade a comunicação direta com deputados e senadores, a fim de levar informações técnicas e demandas a serem trabalhadas, nos âmbitos legislativo e executivo.

“Mato Grosso do Sul assume uma posição de destaque quanto ao tema do direito de propriedade. Acreditamos ter muito a contribuir com a comissão, levando demandas de forma a pacificar essa matéria, principalmente no que diz respeito aos conflitos. Nossa intenção é trabalhar de forma ordeira, trazendo a lei acima das ideologias”, sinaliza Schmaedecke.

Entre suas funções do coordenador da comissão está o acompanhamento dos processos que circulam na Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e seus desdobramentos na Câmara e Senado Federal. “Assumo a coordenação em um momento muito especial, com a Tereza Cristina à frente do Mapa, e a doutora Luana Ruiz, também sul-mato-grossense, como secretária adjunta dos assuntos fundiários do Mapa”, pontua o presidente da Associação.

Além dos conflitos entre indígenas e produtores rurais, Schmaedecke também tramitará com os parlamentares sobre as pautas ligadas à compra de terras por estrangeiros. “A comissão de direito de propriedade quer estabelecer a segurança jurídica para o produtor rural em relação à propriedade. E como estamos em região de fronteira, carregamos várias peculiaridades, entre elas destaco as fazendas localizadas a 150 quilômetros da divisa, que não podem ser utilizadas como garantia para o banco, inviabilizando a captação de recursos”, sinaliza o coordenador da comissão, como uma pauta em que se debruçará no IPA.

Divulgação

Fale com a Redação