Início Últimas Notícias Após parecer favorável da CCJR, projeto sobre previdência segue para plenário

Após parecer favorável da CCJR, projeto sobre previdência segue para plenário

Das 26 emendas apresentadas, cinco foram rejeitadas.

09/12/2019 18h11
Por: Redação

Os deputados estaduais que integram a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (9), emitiram parecer favorável, por unanimidade, à tramitação do Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 7/2019. O documento, enviado pelo Executivo do Estado, tem como objetivo modificar o Sistema de Previdência, além de estabelecer regras de transição e disposições gerais e transitórias. A matéria agora segue para votação em plenário.

Os deputados Lídio Lopes (Patri), José Carlos Barbosa (DEM), João Henrique Catan (PL) e Marçal Filho (PSDB), foram a favor do relatório de Gerson Claro (PP).

“Inconstitucional é não fazer reforma da previdência”, justificou o relator da proposta, deputado Gerson Claro (PP). O parlamentar enfatizou que toda a matéria da reforma estadual está baseada na proposta apresentada na esfera federal (Emenda 103/2019). “A aprovação é indispensável para saúde financeira do Estado”, pontuou. Das 26 emendas apresentadas, 19 foram acolhidas.

O projeto de emenda à Constituição do Estado passou a tramitar na Casa de Leis no dia 26 de novembro, com a leitura da mensagem encaminhada pelo Executivo. De acordo o documento, o objetivo da proposta é igualar as disposições previdenciárias do Estado às normas federais.

Além disso, a proposta também pretende conferir aos servidores públicos, detentores de cargo efetivo do Estado de Mato Grosso do Sul, o mesmo tratamento que foi atribuído aos da União, quanto às regras de concessão de aposentadoria e de pensão por morte, por serem todos vinculados a Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Sair da versão mobile